terça-feira, 22 outubro 2024
UMUARAMA/PR

Deputado Do Carmo é escolhido como vice-presidente do Conselho de Ética da Alep

Deputado Do Carmo é escolhido como vice-presidente do Conselho de Ética da Alep

Parlamentar foi eleito por unanimidade e concedeu entrevista ao UN e falou sobre a atuação do Conselho na Assembleia Legislativa do Paraná. Ele também falou sobre o impasse entre os deputados Ricardo Arruda (PL) e Renato de Freitas (PT)

O deputado estadual Do Carmo (União) foi escolhido por unanimidade como vice-presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). A escolha foi confirmada na terça-feira (4), em reunião dos membros titulares.

Fazem parte da comissão os deputados Delegado Jacovós (PL), também eleito por unanimidade como presidente, Tercilio Turini (PSD), Renato Freitas (PT), Matheus Vermelho (PP), e Do Carmo, como vice-presidente.

O parlamentar explicou que não é papel do Conselho julgar, mas sim oferecer um parecer sobre a situação e aguardar o julgamento. As reuniões devem acontecer desde que haja alguma representação que seja encaminhada pelo presidente da Alep ou venha da Corregedoria, e o relator será sempre sorteado através de sorteio, garantindo a democracia no processo. Vale destacar que se algum integrante for algo de representação, inclusive o presidente da comissão, ficará fora do sorteio.

Em entrevista ao Umuarama News, Do Carmo disse esperar não precisar usar o Conselho, pois é de dentro da Alep que devem sair os bons exemplos, mas que estará pronto caso precise. Questionado sobre o embate entre os deputado Renato de Freitas – que é membro – e Ricardo Arruda (PL), ele afirmou que até o momento o que existe é uma notícia de fato, e que a comissão de ética ainda não recebeu nada sobre o caso.

Confira a entrevista abaixo:

Na última semana, Arruda registrou boletim de ocorrência contra Freitas, o acusando de supostas ameaças. Já Freitas afirma que o parlamentar o acusou sem provas, de ter ligações com facções criminosas. Diante dos fatos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), determinou no começo da semana que a corregedoria geral da Casa avalie as acusações trocadas entre os deputados.

O Conselho

O principal objetivo do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa é de avaliar o comportamento de parlamentares que ferirem as normas relativas ao decoro parlamentar.

 

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Jovem que morreu ao colidir contra carreta na BR-272 se desequilibrou da motocicleta

O motociclista morto em um trágico acidente na rodovia BR-272, entre Campo Mourão e Farol,...

PM captura cobra de 1,60 m que estava no meio da rua em Umuarama

Policiais militares da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) do 25º Batalhão realizou a...

Veja quem são as 9 vítimas que morreram em acidente com van de atletas na BR-376

Foram identificadas as nove vítimas do acidente com uma van da delegação do projeto Remar...

Notícias Relacionadas