segunda-feira, 22 julho 2024
UMUARAMA/PR

Prefeito de Goioerê acompanha comitiva do governador no Canadá

Prefeito de Goioerê acompanha comitiva do governador no Canadá

O prefeito de Goioerê, Betinho Lima, acompanhou a comitiva do governador Ratinho Júnior em Montrel, no Canadá, nesta quinta-feira (20). A missão internacional liderada pelo governador começou com reuniões com representantes do governo da província de Quebec, para buscar novas parcerias nas áreas de tecnologia, sustentabilidade e energia renovável.

Betinho Lima e o governador se reuniram com Christopher Skeete, ministro-delegado da Economia, e com Jean Lemire, emissário para Mudanças Climáticas do Ministério das Relações Internacionais e da Francofonia de Quebec.

“Queremos abrir portas com o governo de Quebec para apresentar os produtos paranaenses, estreitando a parceria comercial entre os dois estados, além de levar ao Paraná as tecnologias que são desenvolvidas no Canadá, que é referência na área”, disse o governador.

Uma delas diz respeito à energia renovável, área em que o Paraná se destaca na produção. Maior gerador de energia hidrelétrica do Brasil, o Estado investe também em fontes alternativas, como a fotovoltaica e biogás, e busca ser um polo de hidrogênio verde no País. Para isso, estamos incentivando o uso de fontes renováveis na agricultura, financiando com juros reduzidos projetos de autogeração de energia solar e por biogás, por meio do Banco do Agricultor”, salientou Ratinho Junior.

Skeete destacou que o Quebec tem muitas similaridades com o Paraná, principalmente na agricultura e nas diretrizes socioambientais. A província canadense está definindo novas estratégias para a área, com foco na redução das emissões de gás carbônico. “Queremos produzir 2 milhões de veículos elétricos para minimizar a emissão de carbono. Além da eletromobilidade, também queremos incluir os biocombustíveis nessa transformação.

“O comprometimento com a redução das emissões de carbono tem que acontecer agora, para não deixar passar a oportunidade. Hoje, o desenvolvimento econômico tem que andar junto com a sustentabilidade, utilizando uma matriz energética limpa”, ressaltou Skeete.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Cruzeiro do Oeste: convenção partidária de Armandinho é ilegal e não tem efeito eleitoral

Armando Cerci, que se intitula pré-candidato à prefeito de Cruzeiro do Oeste, realizou neste domingo...

Corpo de bombeiros de Umuarama realizam buscas para encontrar pescador desaparecido

Um homem de 23 anos, está desaparecido desde a tarde deste domingo (21), na região...

Idoso de Umuarama desaparecido no Paraguai é encontrado

Um idoso de 62 anos, morador do bairro Sonho Meu 1, em Umuarama, que estava...

Ao escrever “morte” na porta de comércio, jovem sofre atentado com 5 tiros na região de Umuarama

Um jovem de 18 anos, por pouco, não foi assassinado neste final de semana. Ele...

Notícias Relacionadas