quinta-feira, 23 maio 2024
UMUARAMA/PR

Transplante de fezes pode aliviar os sintomas do Parkinson, diz estudo

Transplante de fezes pode aliviar os sintomas do Parkinson, diz estudo

Estudo clínico mostrou que mudança na microbiota do intestino a partir de transplante de fezes levou a melhoras nos sintomas do Parkinson

A microbiota do intestino interfere em vários aspectos da saúde, da imunidade à qualidade do sono. Um estudo publicado em 27/3 mostrou que melhorar a diversidade da flora intestinal pode reduzir os sintomas de pessoas com Parkinson usando uma técnica inusitada: o transplante de fezes.

Publicado na revista científica The Lancet, o estudo feito por pesquisadores belgas apontou que o transplante de fezes foi capaz de reduzir os distúrbios do movimento característicos da condição (tremores) em longa duração — os resultados foram observados por mais de 12 meses após o procedimento.

Como foi feito o estudo

O estudo clínico duplo-cego foi feito comparando pacientes com doença de Parkinson em estágio inicial. Eles foram divididos em dois grupos: o primeiro, com 22 pessoas, recebeu fezes de doadores saudáveis, enquanto o grupo de controle recebeu as próprias fezes.

“Nossos resultados são realmente encorajadores, todos os pacientes que receberam fezes de doadores saudáveis tiveram melhoras significativas”, comemorou o pesquisador e líder do estudo Arnout Bruggemando VIB-UGent-UZ Gent, em comunicado à imprensa.

Todos os voluntários receberam as fezes através de um tubo que foi inserido pelo nariz e avançou até o intestino delgado para depositar a mistura. A melhora nos sintomas demorou a aparecer: ela só foi observada nas consultas após seis meses, com crescimento após um ano, o que sugere um efeito duradouro do impacto da mudança na microbiota intestinal.

Os pesquisadores acreditam que a melhora dos sintomas pode estar relacionada a alterações no movimento intestinal e na sua relação com a produção de hormônios e regulação do funcionamento do cérebro, mas são necessárias mais pesquisas para definir a explicação.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Criança de 11 anos morre ao bater bicicleta em árvore

Uma tragédia foi registrada na manhã desta segunda-feira (19), em Mandaguaçu, cidade a 165 km...

Notícias Relacionadas