segunda-feira, 29 abril 2024
UMUARAMA/PR

Umuarama: empresas da avenida Paraná começam a repor árvores com projeto ‘Mais Sombra’

Umuarama: empresas da avenida Paraná começam a repor árvores com projeto ‘Mais Sombra’

A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem notificando imóveis que não contam com árvores nas calçadas na região central. Após a notificação, o plantio deve ser providenciado pelo proprietário ou responsável e as mudas, conforme o Plano de Arborização Urbana de Umuarama, podem ser adquiridas em viveiros comerciais ou solicitadas ao município, por meio do Programa Mais Sombra.

As notificações não representam punição, desde que sejam atendidas no prazo determinado. A fiscalização começou pela avenida Paraná e se estenderá a outras vias públicas do centro e bairros da cidade.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, a intenção é fazer com que a lei seja respeitada. “A arborização precisa ser melhorada com o plantio de mudas adequadas nos locais que não contam com árvores. Quando é autorizada a remoção, o replantio é obrigatório e deve ser feito pelo dono do imóvel”, explicou.

Cabe ao município indicar a espécie arbórea conforme quesitos técnicos. “Se não observar as determinações o proprietário ficará sujeito a sanções administrativas”, alertou. Após o corte o responsável deve remover o tronco, reparar a calçada e plantar uma nova muda no prazo de 30 dias.

O secretário acrescentou que muitos donos de imóveis solicitam vistoria e remoção de árvores e, após o serviço, não se atentam para o replantio. “Desse jeito a cidade perde muitas árvores e a população fica mais sujeita aos efeitos da exposição prolongada ao sol”, disse. Embora a cidade seja bem arborizada, muitos pontos ainda permanecem sem árvores.

Na avenida Paraná as mudas indicadas são as de médio porte. A vendedora Lisiane Gonçalves informou que a loja onde trabalha, a Movelar Móveis, plantou há alguns dias duas mudas de árvore samambaia – uma na Paraná e outra na Apucarana. “A arborização reflete na qualidade do ar e na sombra, que nos alivia diante do forte calor. Por isso, já plantamos as nossas mudas”, disse ela.

A opinião é compartilhada pela empresária Kerzillane Kezia Ribeiro Narvaes, da Djon Calçados, que também já fez o plantio e elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Esse é um dos projetos mais aprovados, pois a sombra é importante e também tem a questão do ar puro. Após a visita do pessoal da Prefeitura já adquirimos as mudas e realizamos o plantio, agora vamos cuidar para as mudas se desenvolverem bem”, apontou.

Com a boa aceitação dos empresários, o secretário lançou a segunda etapa do programa. “Esperamos a adesão de mais empresas para repor as árvores na avenida, depois vamos levar o programa para outras regiões da cidade. A equipe continuará com as vistorias e demarcará os locais, mas agora a Prefeitura é que fará o plantio das mudas. Nesta etapa queremos plantar cerca de 1.250 árvores e contamos com o apoio da população para cuidar e zelar pelas mudas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida de todos”, finalizou Waltinho Sucupira.

Mais lidas

Jovem encontrada morta com tiro na cabeça em Francisco Alves é identificada

A jovem encontrada morta às margens da rodovia BR-272, em Francisco Alves, na noite da...

Morador de Cruzeiro do Oeste cai de moto durante ‘racha’ e morre atropelado na PR-477

Um homem de 28 anos, que seria morador de Cruzeiro do Oeste morreu após cair...

Moça morre após ser arrastada por ônibus em Maringá – VÍDEO MOSTRA ACIDENTE

Alessandra da Silva Herrera, de 25 anos, faleceu na UTI do Hospital Universitário de Maringá,...

Acidente envolvendo motorista embriagado deixa um homem morto na PR-180

Um grave acidente na rodovia PR-180, entre Nova Aurora e Cafelândia resultou na morte de...

Notícias Relacionadas