segunda-feira, 29 abril 2024
UMUARAMA/PR

Assinado contrato para elaboração do Plano de Desenvolvimento Umuarama 2050

Assinado contrato para elaboração do Plano de Desenvolvimento Umuarama 2050

O prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, assinaram na manhã desta sexta-feira, 12, junto com diretores do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), o contrato firmado com a instituição que vai estruturar o Plano de Desenvolvimento Umuarama 2050.

A empresa contratada para este serviço foi o Instituto Dom Cabral, responsável por desenvolver projetos estruturantes para a Anatel, Receita Federal, Governo do Paraná, Anvisa e Ministério da Infraestrutura do governo federal, entre outros. O prazo para a construção do plano é de seis meses (com previsão de entrega em setembro/24) e em seguida ele será submetido à Câmara de Vereadores para ser transformado em lei municipal.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Além de propor alternativas para o desenvolvimento do município, estabelecendo diretrizes de curto, médio e longo prazo, o plano tem a missão de alçar Umuarama como uma das principais cidades do Paraná para se viver e investir. Esta é a intenção do prefeito Celso Pozzobom. Em janeiro deste ano, o secretário Junior Ceranto, o presidente do CDU, Valcir Simão, e a equipe da Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação realizaram conversações na sede do instituto em Belo Horizonte (MG), para acertar detalhes do desenvolvimento do projeto.

Na ocasião, Junior Ceranto foi recebido pelo presidente-executivo do Instituto, Antonio Batista Silva Junior. “O Plano de Desenvolvimento Umuarama 2050 – que chamamos de ‘master plan’ – será um rico documento para projetos e ações dentro da realidade e dos potenciais de nossa cidade. Ele apontará caminhos para estabelecermos metas e objetivos para que Umuarama cresça e se estabeleça como referência”, explicou.

Ao final do contrato, um documento será disponibilizado à administração municipal com o planejamento, considerando tendências e desafios da gestão pública para o desenvolvimento de ações (internas e políticas) voltadas ao desempenho dos gestores para uma atuação focada no cidadão. “É nesse contexto que o Instituto Dom Cabral vai estruturar o master plan para Umuarama e região”, pontuou Antonio Batista.

Na assinatura do contrato, Pozzobom apontou que o plano é bem abrangente e vai interferir na realidade econômica e social não só dos cidadãos locais, mas em praticamente toda a região. “É impossível pensar em um projeto de desenvolvimento que não tenha conceito regional. Umuarama é polo e referência, sede e núcleo que impulsiona a vida de 300 mil pessoas, por isso é fundamental prepararmos a Capital da Amizade para ser cada vez mais o ‘motor’ que impulsiona a região”, afirmou.

Participaram da assinatura do contrato o gerente da Casa do Empreendedor, Sergio Vercezi Filho, o empresário Valcir Simão e o advogado e diretor do CDU, Christhian Pellacani. “A reflexão sobre assuntos no setor público, envolvendo eficácia e inovação, nos ajudarão a transformar nossa cidade para as futuras gerações”, observou por fim o diretor da secretaria, Paulo Leon Baraniuk.

Mais lidas

Jovem encontrada morta com tiro na cabeça em Francisco Alves é identificada

A jovem encontrada morta às margens da rodovia BR-272, em Francisco Alves, na noite da...

Morador de Cruzeiro do Oeste cai de moto durante ‘racha’ e morre atropelado na PR-477

Um homem de 28 anos, que seria morador de Cruzeiro do Oeste morreu após cair...

Moça morre após ser arrastada por ônibus em Maringá – VÍDEO MOSTRA ACIDENTE

Alessandra da Silva Herrera, de 25 anos, faleceu na UTI do Hospital Universitário de Maringá,...

Acidente envolvendo motorista embriagado deixa um homem morto na PR-180

Um grave acidente na rodovia PR-180, entre Nova Aurora e Cafelândia resultou na morte de...

Notícias Relacionadas