terça-feira, 30 abril 2024
UMUARAMA/PR

Exposição Memória Xetá ficará até dia 30 no Shopping Palladium

Exposição Memória Xetá ficará até dia 30 no Shopping Palladium

A mostra traz 45 retratos em preto e branco feitos pelo fotógrafo tcheco Vladimir Kozak

O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, participou na noite de segunda-feira (15) da abertura da Exposição Memória Xetá, que fica em cartaz até dia 30 de abril no Shopping Palladium. A mostra é uma realização da Fundação Cultural de Umuarama e apresenta parte de um acervo fotográfico que conta a história da colonização da cidade por meio de 45 retratos em preto e branco feitos por Vladimir Kozak, fotógrafo tcheco contratado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.

Acompanhado da primeira-dama Maria Dulce Barreiros Pozzobom, o prefeito elogiou a qualidade da produção da exposição, destacando que os xetá, que habitavam a região antes da chegada dos colonizadores, deixou muitas marcas na formação do município. “Desde o nome de nossa cidade [tupi, idioma falado pelos xetá] até as denominações de ruas, avenidas e praças, sempre teremos esse elo com a etnia xetá. E exposições como esta são importantes para que as novas gerações possam ter ideia de como era a região antes de 1950”, observou.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Segundo o secretário de Cultura, Rodrigo Fernandes Pereira, a mostra tem entrada gratuita e está no hall de entrada do Shopping Palladium, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, e tem curadoria do assessor especial Alessandro Salgado. A sociedade xetá também foi apresentada pela produtora cultural e especialista em etnias indígenas sul-americanas, Ana Ribas, que fez uma explanação sobre a história desse povo. O evento contou ainda com apresentações musicais do Coral Municipal da Fundação Cultural, sob regência do maestro Marco Aurélio Tavares, e solo de sax com o maestro Urias Assunção.

SERVIÇO – EXPOSIÇÃO MEMÓRIA XETÁ – Fotos históricas – Data: Até 30 de abril – Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 – Local: Shopping Palladium – final da Av. Paraná – Entrada gratuita.

Mais lidas

Jovem encontrada morta com tiro na cabeça em Francisco Alves é identificada

A jovem encontrada morta às margens da rodovia BR-272, em Francisco Alves, na noite da...

Morador de Cruzeiro do Oeste cai de moto durante ‘racha’ e morre atropelado na PR-477

Um homem de 28 anos, que seria morador de Cruzeiro do Oeste morreu após cair...

Moça morre após ser arrastada por ônibus em Maringá – VÍDEO MOSTRA ACIDENTE

Alessandra da Silva Herrera, de 25 anos, faleceu na UTI do Hospital Universitário de Maringá,...

Acidente envolvendo motorista embriagado deixa um homem morto na PR-180

Um grave acidente na rodovia PR-180, entre Nova Aurora e Cafelândia resultou na morte de...

Notícias Relacionadas