terça-feira, 30 abril 2024
UMUARAMA/PR

Procon de Umuarama tem programa permanente de apoio para quem quer renegociar dívidas

Procon de Umuarama tem programa permanente de apoio para quem quer renegociar dívidas

Consumidores interessados em reorganizar a vida financeira encontram apoio de profissionais especializados

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor não aderiu ao Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas, que foi encerrado na semana passada no Brasil. A justificativa é simples: o Procon Umuarama tem seu programa próprio – e permanente – que oferece exatamente os mesmos termos e serviços disponibilizados na ação lançada pelo Governo Federal.

Por meio do Renegocia!, campanha criada pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) no final de julho de 2023, o cidadão pode negociar as dívidas em duas modalidades: a) negociação de endividamento para prevenção ao superendividamento e b) negociação para tratamento do superendividamento. Podem ser negociadas as dívidas que estejam em atraso e que não possuam bens dados em garantia. Entre as dívidas alvo do mutirão, estão aquelas relacionadas a cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras”, detalha o advogado Thailison de Souza Naves, assessor especial do Procon.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Ele explica que, no entanto, não estão na lista de possíveis negociações as dívidas provenientes de contratos de crédito com garantia real (modalidade de empréstimo que consiste na oferta de algum bem em troca da liberação de uma linha de crédito), de financiamentos imobiliários e de crédito rural. “Em outros casos, vamos oferecer todo apoio necessário para que o consumidor tenha essa possibilidade de voltar a ter o nome limpo”, resumiu.

O advogado explica ainda que superendividado é aquele consumidor que simplesmente tem uma dívida impossível de ser quitada sem que ele comprometa a sua própria subsistência e a de sua família. “Para participar da campanha de renegociação de dívidas, o cidadão deve procurar o Procon levando RG (ou outro documento de identificação com foto), CPF, comprovante de residência e um extrato (ou documento) de dívida, que pode ser conseguido junto a empresas que registram o histórico de dívidas e pagamentos dos consumidores, como SPC Brasil, SCPC e Serasa”, afirma.

SERVIÇO – RENEGOCIA! PROCON – Mutirão para negociação de dívidas – Data: de 24/07 a 11/08/2023 – Local: Procon Umuarama – Av. Presidente Castelo Branco n° 3871 – Telefone: (44) 3621-5600 – Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Mais lidas

Jovem encontrada morta com tiro na cabeça em Francisco Alves é identificada

A jovem encontrada morta às margens da rodovia BR-272, em Francisco Alves, na noite da...

Morador de Cruzeiro do Oeste cai de moto durante ‘racha’ e morre atropelado na PR-477

Um homem de 28 anos, que seria morador de Cruzeiro do Oeste morreu após cair...

Moça morre após ser arrastada por ônibus em Maringá – VÍDEO MOSTRA ACIDENTE

Alessandra da Silva Herrera, de 25 anos, faleceu na UTI do Hospital Universitário de Maringá,...

Acidente envolvendo motorista embriagado deixa um homem morto na PR-180

Um grave acidente na rodovia PR-180, entre Nova Aurora e Cafelândia resultou na morte de...

Notícias Relacionadas