terça-feira, 30 abril 2024
UMUARAMA/PR

Umuarama: ambulatório de Dengue vai atender também aos domingos, das 7h às 19h

Umuarama: ambulatório de Dengue vai atender também aos domingos, das 7h às 19h

Em 50 dias de funcionamento, centro de assistência a pessoas com suspeita de dengue já realizou quase 13 mil

A situação da dengue coloca Umuarama em estado de alerta, considerando que o município encontra-se em situação de epidemia, com casos confirmados em todas as unidades de saúde e nos distritos – com exceção de Vila Nova União e Nova Jerusalém. Para ampliar a assistência ao cidadão, a Secretaria Municipal de Saúde converteu a UBS Posto Central no Ambulatório de Dengue, que atende de segunda a sábado, das 7h às 21h. E, a partir do próximo domingo (21), o serviço passa a atender também aos domingos: das 7h às 19h.

Desde que foi aberto, o Ambulatório de Dengue ofereceu quase 13 mil atendimentos, realizados no início por seis médicos fixos – depois a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contratou mais dois profissionais, que já estão atendendo, totalizando oito médicos no local. “Além disso, já passaram pelo Ambulatório 16 médicos vindos de unidades de saúde diversas, que vieram para dar suporte na abertura do serviço. Já estamos também providenciando a contratação de mais dois profissionais, para ficarmos com 10”, indica o secretário Edson de Souza Santos.

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Ele informa que para o atendimento neste domingo, há a previsão de contratação de mais três novos médicos. “Não serão os que estão fixados no Ambulatório de segunda a sábado, das 7h às 21h. O movimento tem sido bastante grande, porém as equipes de atendimento têm se desdobrado para oferecer um acolhimento da melhor maneira possível, já que, mesmo no domingo, serão realizadas consultas médicas, com solicitação e liberação de exames”, pontua.

Jaqueline Borges Rezende, enfermeira responsável pelo Ambulatório de Dengue, comenta que há pacientes que não aceitam o tratamento soro de reidratação oral. “Temos percebido muita resistência quando se trata de tomar o soro, caseiro ou comercial, que hoje existem de várias marcas, inclusive com abores). Cerca de um terço do peso do paciente deve ser reposto com o soro oral e dois terços devem ser dos demais líquidos da preferência do paciente, como sucos de frutas, chá, sopa, leite, água de coco, água ou soro caseiro, se gostar”, detalha.

Ela explica ainda que, como o centro de atendimento é um Ambulatório, isso caracteriza a classificação dos casos e manejo dos casos não críticos. “Os pacientes que precisam de cuidados mais específicos são encaminhados ao Pronto Atendimento (PA), que fará a parte de média e alta complexidade. E do PA os pacientes mais graves são encaminhados ao hospital, quando necessário”, especifica.

POUCOS INTERNAMENTOS

O coordenador do Pronto Atendimento 24 Horas, enfermeiro Anderson Luís Candiani, relata que, dos pacientes que chegam com dengue para atendimento no PA, uma minoria necessita de ser encaminhada aos hospitais de plantão. “Para se ter uma ideia, desde que foi aberto o Ambulatório de Dengue, dos 13 mil atendimentos, houve no máximo 15 transferências para internamentos”, analisa.

Nos últimos meses houve a confirmação de duas mortes: as vítimas são dois homens com a mesma idade (66 anos) que possuíam comorbidades – um deles era diabético e tinha doença renal crônica e o outro era hipertenso. A confirmação foi feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), que continua na investigação de mais dois óbitos.

De acordo com o secretário Edson dos Santos Souza, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando adequações estruturais em um espaço nos fundos do Posto Central, onde está localizado o Ambulatório de Dengue, para atender exclusivamente aos pacientes com retorno de resultados de exames. Com isso o fluxo na triagem terá mais vazão e o atendimento será agilizado. Com a implantação do novo espaço, a partir da próxima semana, serão contratados mais profissionais médicos e atendentes.

SERVIÇO – AMBULATÓRIO DA DENGUE – Unidade de Saúde Posto Central – Avenida Dr. Angelo Moreira da Fonseca n° 736 (ao lado do Pronto Atendimento) – Telefones: (44) 2030-3469 e (44) 98457-1830 – Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 19h.

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