quinta-feira, 23 maio 2024
UMUARAMA/PR

Em live, presidente da AMP e diretor-geral da Itaipu orientam alunos do “Programa AMP – Itaipu 4.0”

Em live, presidente da AMP e diretor-geral da Itaipu orientam alunos do “Programa AMP – Itaipu 4.0”

O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, participaram nesta quinta-feira (18), de uma live que marcou a abertura dos quatro cursos de pós-graduação gratuitos oferecidos pelo “PROGRAMA AMP – ITAIPU 4.0”.

Apoiado pela AMP, o programa é custeado integralmente pela Itaipu Binacional e capacitará 16 mil servidores municipais com pós-graduações em quatro importantes áreas: a) autismo; b) licitação e contratos na Lei 14.133/2021; c) gestão de esporte e lazer; d) alfabetização e letramento. A executora do programa é a Faculdade Polis Civitas.

O destaque é a oferta de vagas em autismo, que utiliza o chamado Método TEACCH (Treatment Education Autistican drelated Communication Handicapped Children – Programa Tratamento e Educação Para Crianças Autistas e/ou com Problemas Relacionados à Comunicação).

APOIO AOS MUNICÍPIOS

Na live, Edimar Santos disse que a Itaipu Binacional, gratuitamente, está estendendo a mão às prefeituras em um momento importante para os municípios. “Agradeço você, Enio Verri, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a toda a equipe da Itaipu Binacional e a todos os prefeitos e prefeitas do Paraná por este programa. Vocês estão ajudando a qualificar as pessoas em um grande programa, que vai oferecer muitas ferramentas importantes aos municípios. Este programa transformará a vida de todos nós”, afirmou.

O presidente da AMP esclareceu que houve 35 mil inscritos no programa e que todos os servidores que se candidataram às vagas nos 206 municípios com até 10 mil habitantes foram contemplados. “Após estes 10 mil habitantes, houve a adoção dos critérios populacional e geográfico, atendendo a todas as cidades das 19 regiões e associações de municípios do Estado. Adotamos transparência total para conduzir com êxito e seriedade o programa”, disse Edimar Santos.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, comentou que este projeto é revolucionário. Ele disse que, quando secretário da Fazenda da Prefeitura de Maringá, constatou que mesmo em uma grande cidade há problemas na gestão pública, mesmo com a existência de mais recursos que nos menores municípios. Ele afirmou que valoriza o papel da AMP e o quanto ela pode ser transformadora para a realidade de um Estado como o Paraná.

“Entramos nesse projeto de cabeça para quebrar um paradigma que havia no passado. Queremos valorizar todos os municípios, mas sobretudo os menores, que têm menos recursos e orçamentos menores. Queremos melhorar a qualidade dos serviços públicos e o atendimento à população, garantindo que os municípios tenham mais recursos e reduzam as desigualdades que ainda existem nas nossas cidades. O presidente Lula me pediu que parabenizasse vocês . Este projeto está de acordo com o seu programa de governo, que objetiva reduzir as desigualdades e desenvolver os nossos municípios. Obrigado ainda aos prefeitos e prefeitas. Aos alunos, peço que aproveitem ao máximo os cursos”, comentou.

TRANSFORMAÇÃO DO PARANÁ

O diretor-geral da Polis Civitas, Paulo Maia Junior, destacou a importância do programa e agradeceu tanto à AMP como à Itaipu pela iniciativa. “Estamos rumo à transformação do Paraná em um Estado ainda melhor. Desejamos sucesso e pedimos dedicação a todos e todas. A comunidade dos seus municípios anseia por essa formação. Parabéns a vocês por aceitarem o desafio de se qualificarem. Parabéns ainda à AMP e à Itaipu por esta iniciativa tão importante aos servidores municipais do Estado”, comentou, ao lado do gestor do projeto, João Paulo Barbosa. O professor Marcus Bittencourt falou sobre a importância do curso e da formação dos alunos.

SOBRE OS CURSOS

João Paulo também apresentou as linhas gerais dos cursos. A metodologia que será adotada prevê aulas presenciais (que não são obrigatórias) e à distância (EAD). Os locais, dias e horários das aulas presenciais serão informados posteriormente, a partir do encerramento das matrículas. Todas as 19 regiões do Estado serão contempladas. Serão aproximadamente nove meses de cursos. Os 16 mil alunos matriculados já foram incluídos na plataforma de ensino criada pela Polis Civitas e receberão o certificado de especialistas no curso escolhido, gratuitamente. Todos os documentos deverão ser enviados ao email do programa (amp.itaipu@poliscivitas.com.br) até 20 de maio. O próximo webinário orientativo do curso será no dia 24/04/2024, às 19h, quando serão tiradas mais dúvidas dos alunos e alunas.

Para acessar o seu curso, o (a) candidato (a) deverá entrar na plataforma avapolis.com.br e digitar seu CPF (sem pontos e traços) e a senha padrão (123). Depois, deverá definir nova senha e confirmar com sua data de nascimento. Feito isso, o (a) candidato (a) precisará acessar a tela inicial da plataforma digitando seu CPF (sem pontos e traços) e a nova senha.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Criança de 11 anos morre ao bater bicicleta em árvore

Uma tragédia foi registrada na manhã desta segunda-feira (19), em Mandaguaçu, cidade a 165 km...

Notícias Relacionadas