quinta-feira, 19 setembro 2024
UMUARAMA/PR

Irmão do prefeito de São Tomé é alvo de operação do MP por crime eleitoral; entenda

Irmão do prefeito de São Tomé é alvo de operação do MP por crime eleitoral; entenda

Investigações iniciaram após uma denúncia realizada por um pai de duas adolescentes, de Japurá, que receberam dinheiro para tirar o Título Eleitoral em São Tomé e votarem em uma determinada candidata.

O Ministério Público, por meio da Promotoria Eleitoral da Comarca de Cianorte, deflagrou a Operação Caronte, na manhã desta terça-feira (20). A operação foi desencadeada após investigações sobre os crimes de associação criminosa, fraude em inscrição eleitoral e uso de documento falso.

PF 1

Desde as primeiras horas da manhã, policiais federais estiveram nas ruas de Cianorte, Japurá e São Tomé, onde cumpriram quatros mandados de busca e apreensão, sendo um deles na casa do principal alvo da operação, Onassis Caio Ferreira Leite, irmão do atual prefeito e coordenador de campanha da candidata a prefeita, Meire Pazini (PSD).

WhatsApp Image 2024 08 20 at 12.59.59
Onassis Leite (Tata). Foto: Divulgação redes sociais

Segundo apontam as investigações do Ministério Público, foi constatado que um determinado grupo criminoso aliciava pessoas que não residiam no município de São Tomé para que se alistassem como eleitores, falsificando documentos e pagando à essas pessoas.

Ainda de acordo com as investigações do MP, esses “eleitores” recebiam valores quando da emissão de títulos e tinham a promessa de receber mais dinheiro após as eleições. Os crimes seriam praticados para beneficiar a candidata ao cargo de prefeita, Meire Pazini (PSD), que é apoiada pelo atual prefeito Ocelio Leite (PSD).

WhatsApp Image 2024 08 20 at 12.56.20
Da esquerda para direita: Meire Pasini, candidata a prefeita, Ocelio Leite, atual prefeito, Sargento Robson, candidato a vice-prefeito.

As investigações iniciaram a partir de uma denúncia feita ao Ministério Público do Paraná, no primeiro semestre deste ano. O denunciante é pai de duas adolescentes de 16 anos, que residem em Japurá.

b.o
Boletim de ocorrência registrado pelo pai das adolescentes.

O denunciante realizou um boletim de ocorrência contra Onassis, no qual consta que Onassis pagou a quantia de R$ 100,00 (cem reais) à cada uma – via PIX – para que tirassem o primeiro título de eleitor e votassem na candidata Meire Pazini, com a promessa de pagar ainda mais dinheiro, após a eleição.

comprovante
Comprovante PIX realizado por Onassis, a uma das adolecentes.

A oferta às adolescentes foi feita primeiramente por Thiago Piola da Cruz, cumplice de Onassis. Posteriormente, Onassis Leite, vulgo Tata, foi quem levou as garotas até o Cartório Eleitoral, em Cianorte, para confeccionar título eleitoral. Segundo as próprias jovens, Onassis foi quem apresentou toda a documentação fraudulenta ao atendente e assim obtendo êxito na confecção da documentação. Tendo em vista que as adolescentes residem em Japurá e fora apresentado comprovantes residenciais falsos, afirmando que as menores residiam em São Tomé.

Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu vários documentos nas casas dos envolvidos, inclusive os títulos de eleitores confeccionados e transferidos ao município de São Tomé.

titulos
Títulos eleitorais apreendidos pela Polícia Federal durante a operação. Foto: Divulgação MPPR

De acordo com o Ministério Público do Paraná, a apuração da Promotoria Eleitoral busca verificar a possível prática dos crimes previstos nos artigos 288 e 304 do Código Penal e artigos 289 e 290 do Código Eleitoral. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 88ª Zona Eleitoral de Cianorte.

Operação Caronte

Na mitologia grega, Caronte é o barqueiro de Hades, que carrega as almas dos recém-mortos sobre as águas do rio Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos.

Veja o relato do Promotor José Paulo Montesino:

Denúncias – Suspeitas de indícios de irregularidades cometidas por candidatos aos cargos de vereador e prefeito podem ser levadas ao conhecimento das Promotorias Eleitorais em todo o estado para as respectivas apurações e providências. O MPPR, o Tribunal Regional Eleitoral e outras instituições criaram um canal único para receber essas informações. O formulário está disponível na página principal do Ministério Público do Paraná na internet, com destaque, no botão “Denúncias Eleitorais”.

 

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Professor é executado a tiros em ginásio de esportes na região de Umuarama

Um professor foi executado a tiros enquanto dava aula no ginásio de esportes de Esperança...

Com viatura falsa e carregada com drogas, policial civil é preso após perseguição na BR-277

Um policial civil foi preso com uma viatura falsificada após perseguição policial na BR-277, no...

Marcio Nunes e Pimentel são sentenciados pela Justiça a pagar mais de R$ 50 mil por divulgar pesquisa sem fundamento

A juíza eleitoral de Umuarama Sandra Lustosa Franco, multou o deputado estadual Marcio Nunes (PSD)...

Notícias Relacionadas