quinta-feira, 19 setembro 2024
UMUARAMA/PR

Veja resumo do debate entre os candidatos à prefeitura de Umuarama

Veja resumo do debate entre os candidatos à prefeitura de Umuarama

Concorrentes debateram propostas em alto nível e elogiaram iniciativa que permite que eleitores façam a melhor escolha

O primeiro debate de candidatos à prefeitura de Umuarama aconteceu na última terça-feira (17), as 19h30, no hotel Caiuá. Com a organização do Umuarama News e OBemdito, quatro dos cinco candidatos estiveram presentes no confronto.  

A avaliação geral dos candidatos é que o encontro foi importante para levar as propostas aos eleitores e discutir os assuntos que consideraram salutares para o desenvolvimento da cidade. 

No início, a ausência de Hermes Pimentel (PP) foi duramente criticada pelo mediador e, ao longo do encontro, pelos candidatos. A assessoria de Pimentel não justificou a ausência. 

Já entre os presentes, cada um deles se preparou para o embate, que discutiu educação, saúde, habitação, transporte e transparência ao longo de duas horas de evento. No primeiro momento, os candidatos se apresentaram para os eleitores respondendo o porquê merecem o voto do eleitor e, logo em seguida, o debate entrou na fase dos confrontos. Apesar de propostas distintas, elas foram expostas sem muitos alardes entre os candidatos, com confronto de opiniões e também com muito respeito entre eles. 

Marcelo Adriano 

O candidato do CIDADANIA iniciou o primeiro bloco de perguntas e repostas, questionando Luciano Machado do PT sobre educação e horários de funcionamentos das creches. Suas propostas para solucionar a falta de vagas na educação básica municipal é estender os horários das creches, criar três novos CMEIs e ainda contratar mil professores para a rede pública. 

Marcelinho ainda respondeu à pergunta de Machado sobre o déficit habitacional da cidade. Ele pretende construir mil novas casas populares na cidade de Umuarama em lotes já adquiridos pelo município. Ainda, pretende criar o condomínio do idoso. 

Também no primeiro bloco, o Marcelo Adriano respondeu à provocação de Nelli (PL), que o questionou a respeito de sua atuação na Secretaria da Indústria e Comércio, durante a gestão de Hermes Pimentel. Ele refutou as acusações feitas pelo opositor e garantiu que resolverá os problemas dos comerciantes com questões de terrenos pendentes.  

No segundo bloco, Marcelo foi questionado por Machado sobre suas propostas para saúde de Umuarama. Adriano quer dar andamento na construção do Pronto Atendimento em Jardim Cruzeiro, com especialização na área pediátrica, para diminuir o sobrecarregamento do único PA existente em Umuarama. 

Sua segunda pergunta foi formulada para Nelli, sobre atração de novas indústrias para a capital da Amizade. A proposta de Adriano é isentar grandes indústrias de impostos para aumentar a atratividade da cidade.  

No terceiro bloco, Marcelo Adriano explanou sobre seu plano para o esporte em Umuarama, através de pergunta que fez a Luciano Machado. Ele promete investir na construção de campos de futebol suíços para uso da população e apoio aos times da cidade. Também, propôs reformas no estádio municipal. 

Ainda neste bloco, foi questionado por Fernando Scanavaca (REPUBLICANOS) sobre seus planos para gestão de recursos. Adriano quer ter o mínimo possível de cargos comissionados e quer criar um centro de projetos técnicos; também disse que irá arrochar as contas públicas, a fim de gastar o mínimo possível em funcionários. 

No último bloco, Marcelinho respondeu à última pergunta formulada por Nelli, sobre a remuneração dos agentes de saúde e endemias de Umuarama. Ele quer criar um plano de saúde dos servidores municipais. Ele também propõe fortalecer os agentes de vigilância da dengue para extirpar a doença da cidade. 

Sua última pergunta do evento foi sobre a guarda municipal para Machado, do PT. Marcelo promete contratar 50 novos guardas municipais. A intenção do candidato é criar a Patrulha Escolar em Umuarama e “voltar” com o PROERD na cidade. 

Ao final do debate, Marcelo Adriano falou com o UN sobre sua participação. 

 

Fernando Scanavaca 

O candidato do REPUBLICANOS abriu sua participação no confronto relembrando sua carreira e sua vida política. A sua primeira pergunta abordou o tema da educação, feita a Luciano Machado (PT), quando na réplica aproveitou para apresentar seu plano para o tema.  

Ele pretende reestruturar o plano de cargos e salários dos professores. Também, quer construir novas creches, mas, a curto prazo, pretende comprar vagas na rede particular para atender as pessoas que não encontraram na rede pública. 

No segundo bloco, Scanavaca abriu as perguntas da etapa abordando o tema da saúde. Ele falou em criar o PA infantil, consulta 24h pela telemedicina, agendamento de consulta pelo celular e entrega de medicamentos para acamados e idosos. 

Já no terceiro bloco, o ex-prefeito perguntou por último, questionando Marcelinho sobre a gestão das finanças públicas. Scanavaca aproveitou o momento para criticar a gestão de Pimentel e propôs reavaliar os contratos firmados pela gestão pública e enxugar o que chamou de gastos superfaturados. 

No último bloco, Scanavaca criticou o que chamou de “entra e sai” de prefeitos de Umuarama, referindo-se as trocas de titularidade do cargo que aconteceu ao longo dos últimos anos. Fernando garantiu que sua gestão será marcada pela confiabilidade e fidelidade dos apoios que possuí. 

Para o Umuarama News, Fernando lamentou ser o candidato menos acionado para responder perguntas dos concorrentes, mas enalteceu a importância da iniciativa:

 

Luciano Machado 

O candidato do PT foi o primeiro a ser questionado, a respeito do tema educação, pelo concorrente do CIDADANIA. Ainda, este também foi o tema da pergunta direcionada pelo Fernando Scanavaca ao ptista. Ele prometeu investir na ampliação dos CMEIs e também na capacitação dos funcionários da educação.  

Sua primeira pergunta foi direcionada a Marcelo Adriano. No tema abordado, Machado prometeu garantiu duas mil novas casas populares em Umuarama, para solucionar o déficit habitacional. 

No segundo bloco, Machado disse que quer trazer para Umuarama um Hospital Público Regional, com investimento do governo federal, para atender toda a região de Umuarama. Ele também promete zerar as filas de atendimento da rede pública. 

No bloco seguinte, Machado perguntou a Nelli sobre transporte público. A proposta de Luciano é implementar tarifa zero na passagem de ônibus. Também questionado por Marcelinho sobre o esporte, o candidato do PT quer usar como ferramenta de saúde e como contraturno de crianças nas escolas, para tirá-las das ruas. Também, quer fortalecer várias modalidades de esporte na cidade e nos distritos. 

No último bloco, respondeu pergunta sobre a Guarda Municipal. Luciano Machado prometeu corrigir o déficit de pessoas neste serviço, através de concurso público, para aumentar e renovar o serviço. 

Ao Umuarama News, comemorou a participação no debate e chamou o evento de “festa da democracia”. 

 

Marcelo Nelli 

O candidato do PL começou o debate confrontando Marcelo Adriano a respeito do período em que este foi secretário da indústria e comércio. Ainda no primeiro bloco, Nelli respondeu à pergunta de Scanavaca sobre saúde. Também sobre este assunto foi a sua pergunta direcionada ao candidato do PT. 

Sua proposta para este tema, Nelli propõe construir um novo PA com ala separada para crianças, aumentar os salários dos servidores e equipar as estruturas públicas para o atendimento da população. Ele também pretender resolver a falta de remédios na rede pública, construir nova ala pediátrica no PA existente e ainda zerar a fila de consultas da rede pública. 

Nelli ainda apresentou proposta para atrair indústrias para Umuarama. Ele promete construir barracões pela cidade para ceder gratuitamente a pequenas empresas para que possam se desenvolver. O candidato do PL pretende ajudar os pequenos e médios empresários a desenvolver a economia local. 

Sobre transporte público, Nelli quer renegociar o contrato com a prestadora de serviços e também pretende subsidiar a passagem de ônibus, respondendo à pergunta do candidato petista no terceiro bloco. 

Também, indagando sobre educação, disse que irá rever o plano de carreiras dos professores e investir mais neste setor. Proposta parecida que tem para os agentes de saúde, aos quais prometeu investimentos no salário destes servidores. 

Nelli classificou o debate como “altamente democrático” e que todos tiveram a oportunidade de mostrar seus projetos. 

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Professor é executado a tiros em ginásio de esportes na região de Umuarama

Um professor foi executado a tiros enquanto dava aula no ginásio de esportes de Esperança...

Marcio Nunes e Pimentel são sentenciados pela Justiça a pagar mais de R$ 50 mil por divulgar pesquisa sem fundamento

A juíza eleitoral de Umuarama Sandra Lustosa Franco, multou o deputado estadual Marcio Nunes (PSD)...

Esposa mata mulher que estava conversando com o marido na região de Goioerê – ASSISTA VÍDEO

Uma mulher foi morta a facadas por outra mulher, que seria esposa do homem com...

Notícias Relacionadas