quinta-feira, 19 setembro 2024
UMUARAMA/PR

MPPR deflagra Operação para investigar grupo que cobra propina para cortar árvores em Maringá

MPPR deflagra Operação para investigar grupo que cobra propina para cortar árvores em Maringá

Servidores públicos são acusados de receber propina de pessoas que desejam furar a fila do corte e podas de árvores na cidade.

O Ministério Público do Paraná, por meio da 20a Promotoria de Justiça de Maringá, no Norte Central do estado, desencadeou nesta quinta-feira, 19 de setembro, com apoio do núcleo local do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a Operação Pix, com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em endereços de investigados, bem como mandados de busca e apreensões pessoais.

A operação tem por objetivo desarticular um possível grupo criminoso formado por servidores públicos municipais suspeitos de cobrarem ilicitamente valores de pessoas que desejassem realizar cortes, podas e remoções de árvores na cidade. Os pagamentos normalmente eram feitos por Pix, daí o nome da operação. São investigados possíveis crimes de corrupção e concussão e crimes ambientais, além de atos de improbidade administrativa.

Furando a fila – Apesar de Maringá possuir um cadastro em ordem cronológica de árvores a serem cortadas, removidas ou podadas pelo poder público, sem o pagamento de taxas pelos munícipes, funcionários da Secretaria responsável pelos serviços são investigados por solicitar ou exigir pagamento em dinheiro para agilizar e efetivar os serviços. Para isso, desrespeitavam a ordem cronológica, utilizando veículos e maquinários do Município para os serviços, muitas vezes sem o necessário laudo dos engenheiros responsáveis pelas autorizações de poda e corte.

Em Maringá, há uma grande fila de espera pela realização desses serviços, sendo inúmeras as reclamações de pessoas que aguardam por até quatro anos sem que os serviços sejam feitos, correndo o risco de perder patrimônio ou mesmo riscos físicos, diante da inação do poder público.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Com viatura falsa e carregada com drogas, policial civil é preso após perseguição na BR-277

Um policial civil foi preso com uma viatura falsificada após perseguição policial na BR-277, no...

Imagens fortes! Policial militar é morto com a própria arma durante abordagem; câmera flagrou crime

Um policial militar foi morto durante o que seria uma tentativa de abordagem em Criciúma,...

‘Bang Bang’ no Sonho Meu termina com um morto e um baleado com dois tiros no peito

Jurandir Francisco Rocha, de 33 anos de idade, morreu baleado no final da manhã desta...

Notícias Relacionadas