terça-feira, 22 outubro 2024
UMUARAMA/PR

Umuarama News ganha na Justiça e mantém divulgação de investigação do MP sobre candidato de Altônia

Umuarama News ganha na Justiça e mantém divulgação de investigação do MP sobre candidato de Altônia

Partido Liberal do município não tem legitimidade para mover representação contra o Portal, que divulgou notícia verdadeira

O Juiz Eleitoral, Fernando Henrique Silveira Botoni extinguiu uma representação feita pelo Partido Liberal de Altônia contra Flavia Silva de Azevedo, do Portal Umuarama News. Confira AQUI a decisão na íntegra.

Representado pelo advogado Marcelo Carlos Maitan Fernandes Braz, o PL alegava que F. S. de Azevedo Portal Umuarama News LTDA, teria publicado uma notícia falsa.

A matéria jornalística tem como título “Ex-secretário de educação e ex-tesoureiro de Altônia são investigados pelo MP por fraudar licitação”.

Na petição inicial, o PL de Altônia aponta que Diego Jardim Pergo, candidato a prefeito naquele município, nas eleições de 2024, está sendo alvo de uma campanha de desinformação, eis que a matéria divulgada teria afirmado que Diego está sendo investigado pelo Ministério Público. O material jornalístico teria sido amplamente compartilhado nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp, segundo o partido, com o objetivo de denegrir a imagem de Diego.

O PL pediu a suspensão da veiculação do conteúdo e a determinação de que o Portal se abstenha de publicar matéria com conteúdo similar por qualquer meio na rede mundial de computadores, além de proceder com a remoção imediata do conteúdo do site Umuarama News.

Ilegitimidade

Segundo o magistrado, como o Partido Liberal de Altônia não possui legitimidade ativa nesta demanda, uma vez que compõe a coligação ‘Juntos Pela Transformação’, foi considerado que não houve divulgação de notícia inverídica, difamatória ou teve sequer outra conduta vedada, mas apenas exerceu a função e prerrogativa do Jornalismo, amparado pelo direito constitucional da liberdade de imprensa.

A matéria trata sobre um Inquérito Civil, que tem como objetivo apurar suposta fraude nos pagamentos realizados pela Administração Pública à empresa Devanir Teodoro-ME, referente às obras de reformas as escolas/creches do Município de Altônia, nos anos de 2020 a 2023.

A Lei é clara

Consta na decisão do magistrado que o artigo 6º, §4º, da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições) é claro ao estabelecer que “o partido coligado somente possui legitimidade para atuar de forma isolada no processo eleitoral quando questionar a validade da própria coligação, durante o período compreendido entre a data da convenção e o termo final do prazo para a impugnação do registro de candidatos”.

Portanto, falece legitimação ativa ao partido político coligado para que, isoladamente, ajuíze Representações Eleitorais, salientando que o PL, faz parte da coligação que tem também integrado os partidos UNIÃO, Federação PSDB CIDADANIA (PSDB/CIDADANIA) PSB e PRTB. Esta coligação lançou a candidatura majoritária de Diego Jardim Pergo em convenção realizada em 24 de julho de 2024.

Assim, em sua decisão final, o juiz julgou extinto o processo por ilegitimidade do Partido Liberal de Altônia, dando um prazo de 24 horas para apresentar suas contrarrazões e, após transitado em julgado, determinou o seu arquivamento.

Assista abaixo reportagem na íntegra:

RELACIONADA:

Candidato a prefeito de Altônia tenta censurar Umuarama News, mas é ‘barrado’ pela Justiça Eleitoral

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Jovem que morreu ao colidir contra carreta na BR-272 se desequilibrou da motocicleta

O motociclista morto em um trágico acidente na rodovia BR-272, entre Campo Mourão e Farol,...

PM captura cobra de 1,60 m que estava no meio da rua em Umuarama

Policiais militares da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) do 25º Batalhão realizou a...

Veja quem são as 9 vítimas que morreram em acidente com van de atletas na BR-376

Foram identificadas as nove vítimas do acidente com uma van da delegação do projeto Remar...

Pneu fura, condutora bêbada bate em carro estacionado e depois causa confusão em Umuarama

A PM registrou um acidente veicular entre um Fiat/Palio conduzido por uma mulher de 21...

Notícias Relacionadas