sexta-feira, 18 outubro 2024
UMUARAMA/PR

Comitê e Secretaria de Saúde definem as ações para o ‘Dia D’ de combate à dengue em Umuarama

Comitê e Secretaria de Saúde definem as ações para o ‘Dia D’ de combate à dengue em Umuarama

O Comitê de Acompanhamento das Ações de Controle da Dengue e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, definiram as ações e datas para o tradicional ‘Dia D’ de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e febre chikungunya, durante reunião no auditório da Secretaria de Saúde, nesta terça-feira, 15.

As ações serão realizadas nos dias 22 e 23 de novembro, no Lago Aratimbó e no Parque Municipal dos Xetá – o chamado Bosque do Índio – e a população em geral está convidada a participar das atividades, que terão atrações especiais para as crianças. A partir da 13h30 do dia 22, agentes de endemias realizarão atividades de orientação e conscientização sobre os cuidados com a dengue no lago.

“Apresentaremos as fases do ciclo de desenvolvimento dos Aedes aegypti, materiais lúdicos, como jogos e fantoches para crianças, e distribuiremos pipoca e algodão-doce para a criançada. Haverá ainda a distribuição de sementes de crotalária, uma planta que atrai predadores das larvas do mosquito, para a população passar pelo lago”, informou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Taila Crivelaro.

No dia 23/11, um sábado, a partir das 8h, será realizada uma ação conjunta entre a Defesa Civil, o Tiro de Guerra 05.012, agentes de combate a endemias e alunos do curso de Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal, bem como voluntários do comitê, com o intuito de eliminar possíveis focos do mosquito dentro e no entorno do Bosque do Índio.

A pauta da reunião ordinária incluiu deliberação sobre relatórios de atividades recentes e assuntos gerais. “Vamos entrar em um período crítico da ação do mosquito e as ações devem ser reforçadas”, destacou o presidente do comitê e representante da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), João Luiz Bortolato.

Conforme o último informe técnico emitido pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, válido para o período de 28/07 a 12/10), Umuarama conta hoje com 10 casos confirmados de dengue e outros 115 casos suspeitos em investigação. Do total de 251 notificações acumuladas no atual ano epidemiológico, 126 suspeitas já foram descartadas.

Não há registro de dengue grave ou óbitos. Os casos confirmados até o momento ocorreram na zona rural (2) e unidades de saúde Bem-Estar (2), Jabuticabeiras (2), Jardim Cruzeiro (1), Guarani/ Anchieta (1), San Remo (1) e Primeiro de Maio (1).

Participaram da reunião do comitê da dengue, representantes da Vigilância Ambiental, secretarias municipais de Educação, de Saúde e do Meio Ambiente, Aciu, Tiro de Guerra, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Instituto Federal do Paraná (IFPR), 12ª Regional de Saúde, Defesa Civil, Cúria Diocesana e Conselho Municipal de Saúde.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Notícias Relacionadas