O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria Eleitoral de Cianorte, ofereceu denúncia criminal contra cinco pessoas envolvidas em um esquema de fraude eleitoral identificado durante a Operação Caronte, deflagrada em agosto do ano passado. A investigação abrange os municípios de Cianorte, Japurá e São Tomé, no Noroeste do estado.
De acordo com o promotor de Justiça José Paulo Montesino Gomes da Silva, responsável pela ação, foi constatada a atuação de um grupo criminoso que aliciava pessoas — incluindo adolescentes — que não residiam em São Tomé, para que realizassem inscrição eleitoral fraudulenta no município.
Segundo a denúncia, os envolvidos falsificavam documentos e pagavam valores aos aliciados no momento da emissão dos títulos, além de prometer mais dinheiro após as eleições. O objetivo era favorecer uma candidatura específica à Prefeitura de São Tomé, configurando clara tentativa de fraudar o processo democrático.
Os denunciados irão responder pelos crimes de:
-
Indução a inscrição irregular de eleitor,
-
Associação criminosa,
-
Uso de documento falso, e
-
Falsidade ideológica.
O caso tramita na Justiça Eleitoral sob o processo nº 0600029-38.2024.6.16.0088. A Promotoria reforça que as investigações continuam e outras denúncias podem ser apresentadas.
O Ministério Público lembra que qualquer cidadão pode denunciar irregularidades eleitorais de forma anônima pelos canais oficiais do MPPR ou pelo aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral.