O Governo do Paraná confirmou, nesta terça-feira (17), a morte do estudante Victor Gabriel Camargo, de 16 anos, que participava do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo. Victor era aluno da rede estadual de ensino e estava na cidade de Nackawic, no distrito de New Brunswick, no Canadá, onde realizava o intercâmbio escolar.
O jovem estava desaparecido desde a segunda-feira (16), após ter entrado em um rio da região acompanhado pela família canadense de uma colega intercambista. Equipes de resgate e a polícia local foram mobilizadas imediatamente, mas, infelizmente, Victor foi localizado sem vida, confirmando a tragédia.
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) informou que um diretor da pasta será enviado ao Canadá para acompanhar pessoalmente os desdobramentos do caso. A secretaria também está prestando apoio integral à família de Victor, que reside na região Oeste do Paraná, oferecendo suporte emocional, logístico e jurídico.
Além disso, o Governo do Estado, em articulação com a Polícia Federal, providenciou a emissão emergencial de passaportes para os pais do estudante, caso desejem viajar ao Canadá. O corpo consular canadense também está mobilizado para auxiliar com vistos e demais trâmites necessários.
Toda a rede estadual de ensino está de luto, e a Secretaria de Educação manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Victor Gabriel neste momento de profunda dor e consternação.
Victor era descrito como um jovem dedicado e entusiasmado com a oportunidade de viver uma experiência internacional. Sua perda representa um luto não apenas para sua família, mas para toda a comunidade escolar do Paraná.