Um idoso, de 60 anos, morador de Curitiba, está internado em estado grave após suspeita de intoxicação por metanol. O caso, o primeiro notificado no Paraná, foi comunicado nesta sexta-feira (3) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ao Ministério da Saúde.
O paciente deu entrada em um hospital da Capital na última quarta-feira (1º), depois de sofrer um atropelamento. Durante o atendimento, a vítima relatou ter consumido bebida alcoólica destilada. O local onde o homem consumiu a bebida não foi divulgado pela Sesa.
Ao longo da internação, o quadro de saúde piorou e ele passou a apresentar sinais compatíveis com intoxicação por metanol, substância altamente tóxica quando ingerida. Atualmente, o homem permanece inconsciente.
Em nota enviada à Banda B, a Sesa informou que acompanha a evolução clínica em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Também aguardam o resultado dos exames que vão confirmar ou descartar a suspeita.
Orientação Em casos de suspeitas de intoxicação, os serviços de saúde públicos ou privados devem notificar imediatamente o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) para orientação e conduta adequada. Se houver ingestão de bebidas alcoólicas e sintomas de intoxicação por metanol, a orientação é buscar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um hospital, para que sejam realizadas as intervenções necessárias.


