sábado, 15 novembro 2025
UMUARAMA/PR

Alta aprovação de projetos comprova recuperação da construção civil em Umuarama

Alta aprovação de projetos comprova recuperação da construção civil em Umuarama

De janeiro a setembro de 2025 já foram aprovados 180.245 m² de projetos que, traduzidos em obras, representam muitos empregos diretos e movimentação no setor imobiliário, comércio de materiais de construção, acabamentos e móveis planejados, dentre tantos outros impactados positivamente pela expansão das edificações comerciais e residenciais.

A confiança no desenvolvimento de Umuarama se traduz, também, na aprovação de projetos para novos investimentos na construção civil. Depois de a cidade registrar as médias mais baixas da década nos anos de 2023 e 2034, neste ano a reação foi notória e apenas nove meses, a Diretoria de Planejamento Urbano já acumula mais projetos aprovados para obras do que em todo o ano passado.

De janeiro a setembro de 2025 já foram aprovados 180.245 m² de projetos que, traduzidos em obras, representam muitos empregos diretos e movimentação no setor imobiliário, comércio de materiais de construção, acabamentos e móveis planejados, dentre tantos outros impactados positivamente pela expansão das edificações comerciais e residenciais. Em todo ano passado foram 171,9 mil m² e em 2023, apenas 161 mil m².

Outro dado importante é o aumento da média mensal em 2025, que passa dos 20 mil m² liberados por mês – contra 14,3 mil m² no ano passado e 13,4 mil m² em 2023. O maior volume de projetos aprovados ocorreu em julho deste ano – quando o município autorizou a construção de 43.162 m² de obras, o maior valor para o mês nos últimos 10 anos.

“Volume próximo desse só encontramos em outubro de 2020 e antes disso, só em junho de 2017”, compara o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco. “Esse é um sinal claro de que os investidores voltaram a acreditar em Umuarama e a investir na cidade, diante do cenário decorrente das ações administrativas desta gestão”, completou.

O prefeito Fernando Scanavaca vai além. “Fizemos grandes mudanças desde que retornamos à Prefeitura em janeiro deste ano. Muitos ficaram surpresos, outros questionaram, mas a prova de que acertamos está aí, a cidade recuperou a credibilidade, a confiança, e as grandes obras retornaram. Acabou a estagnação da construção civil, esse setor tão importante da nossa economia”, comemorou.

Scanavaca elogia, ainda, a diversidade das obras, que inclui prédios comerciais/residenciais, barracões industriais, moradias de padrões variados, reformas e ampliações. “Tem obra para todo lado, gerando empregos, movimentando o comércio e melhorando a arrecadação do município. Isso contribui para a ampliação e melhoria dos serviços públicos, da infraestrutura urbana e da qualidade de vida da população”, finalizou.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui
Banner Banner

Mais lidas

Vídeo mostra colisão que matou motociclista na Estrada Bonfim em Umuarama

Imagens de câmeras de monitoramento instaladas perto do local onde aconteceu o acidente mostram parcialmente...

Duplo assassinato brutal é registrado nesta madrugada em Umuarama

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada de hoje (quinta-feira, 7), na Rua Jandáia, em...

Homicida que matou três na região de Umuarama é preso durante operação policial; veja vídeos

Nesta quinta-feira, 9 de outubro de 2025, a Polícia Civil do Paraná, por meio da...

Notícias Relacionadas