terça-feira, 9 junho 2026
UMUARAMA/PR

Doação de leite humano ganha força em maio com campanha do BLH Norospar

Doação de leite humano ganha força em maio com campanha do BLH Norospar

Durante o mês de maio, a campanha permanente de arrecadação de potes de vidro ganha reforço em Umuarama. Devem ser de vidro, com capacidade de 500 ml, como os utilizados para conservas (palmito, azeitona, entre outros).

Em Umuarama, o mês de maio ganha um significado ainda mais especial. Dedicado à doação de leite humano, o período reúne uma série de ações lideradas pela Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Hospital e Maternidade Norospar, mantenedora do Banco de Leite Humano (BLH Norospar), referência regional no incentivo à amamentação e no apoio a recém-nascidos.

A programação de 2026 teve início na quarta-feira (6), durante reunião ordinária do Rotary Club de Umuarama Catedral, com a participação da coordenadora do BLH Norospar, a enfermeira Amanda Vasques, da enfermeira Maria Clara Packer e da técnica em enfermagem Letícia Vieira.

Durante a palestra, a coordenadora apresentou a evolução do serviço ao longo dos anos. Foram 512,9 litros de leite humano coletados e 286 bebês receptores em 2021, quando o projeto começou como Posto de Coleta de Leite Humano, passando para 1.768 litros coletados e 3.158 bebês atendidos em 2025, já com o serviço de pasteurização consolidado no município.

Os números são expressivos e refletem um trabalho que, ao longo dos anos, tornou-se imprescindível para a saúde pública de Umuarama e de toda a região.

Segundo Amanda, esse avanço é resultado de campanhas permanentes de divulgação e do trabalho contínuo de incentivo à amamentação e à doação de leite humano, realizado diariamente junto às gestantes e puérperas atendidas na Maternidade Norospar, nos serviços de saúde de Umuarama e região e também junto à população.

A instalação da estrutura de pasteurização, em 2022, com equipamentos viabilizados por meio de doações e parcerias com o Rotary Club de Umuarama Catedral, empresas e a comunidade, também representa um marco nessa trajetória.

O serviço de pasteurização iniciou efetivamente as atividades em fevereiro de 2023 e, atualmente, os processos de coleta, armazenamento, pasteurização e distribuição do leite humano dos municípios parceiros são realizados integralmente pelo BLH Norospar.

“Este é um trabalho que salva vidas e promove o desenvolvimento saudável das crianças. Nosso objetivo é incentivar a amamentação e também auxiliar as lactantes de Umuarama e região nessa etapa. O leite materno é o alimento mais completo que existe, sendo o melhor alimento para todos os bebês, especialmente para os prematuros internados em UTIs neonatais. Isso torna a doação ainda mais essencial”, destacou Amanda Vasques.*

PROGRAMAÇÃO

A programação segue ao longo do mês, com destaque para o Dia Mundial da Amamentação, em 19 de maio, quando as doadoras cadastradas serão homenageadas.
Já entre os dias 18 e 22, durante a Semana Nacional da Amamentação, estão previstas capacitações técnicas para enfermeiros e agentes comunitários de saúde dos municípios da 12ª Regional de Saúde, com três vagas por município. Os encontros abordarão temas como amamentação, mastite e doação de leite humano.

Internamente, o Hospital e Maternidade Norospar também promoverá capacitações em diversos setores, com o objetivo de integrar ainda mais o trabalho do Banco de Leite à rotina institucional.

Mais do que números, consolida-se uma rede de cuidado que transforma solidariedade em vida.

DOE POTES DE 500 ML

Durante o mês de maio, a campanha permanente de arrecadação de potes de vidro ganha reforço em Umuarama. Em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) e a Aciu Mulher, o BLH Norospar intensifica as ações de mobilização junto à comunidade, com a distribuição de cartazes e iniciativas voltadas à arrecadação.

Devem ser de vidro, com capacidade de 500 ml, como os utilizados para conservas (palmito, azeitona, entre outros). Para doar, basta deixar os potes na recepção do Hospital e Maternidade Norospar, em Umuarama ou em um dos postos de coleta disponíveis em diversas cidades da região.

 

Ao final da reunião, a enfermeira Amanda Vasques foi homenageada pelo presidente do Rotary Club de Umuarama Catedral, Ricardi Similli Ferreira, e pela rotariana e madrinha do BLH Norospar, Valdete Sperandio Cruz, em reconhecimento à relevância e ao impacto do trabalho desenvolvido à frente do serviço.

leite materno

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui






Mais lidas

Soltura de dupla suspeita faz Polícia ampliar investigação sobre assassinato de Adriele em Umuarama

A investigação sobre o assassinato de Adriele Priscila Lima da Rosa, morta na madrugada de...

Vídeo revela que policiais se abraçaram e tiraram foto juntos antes de briga terminar com capitão baleado no PR

Imagens de câmeras de segurança ajudam a esclarecer os momentos que antecederam a briga entre...

Engavetamento na rodovia PR-323 deixa oito feridos e mobiliza resgate aéreo em Terra Boa

Um grave acidente envolvendo três veículos deixou oito pessoas feridas na tarde do último sábado...

Técnica de enfermagem vítima de acidente na PR-489 vai ser velada e sepultada em Umuarama

O corpo de Keli Cristina Madeira está sendo velado no Memorial Umuprev, ela é a...

Notícias Relacionadas