terça-feira, 9 junho 2026
UMUARAMA/PR

Prefeitura de Umuarama repassa duas novas ambulâncias UTIs móveis para Samu Noroeste

Prefeitura de Umuarama repassa duas novas ambulâncias UTIs móveis para Samu Noroeste

Com as novas ambulâncias, os pacientes em situação de emergência terão um atendimento mais ágil e qualificado.

O Samu Noroeste, responsável pelo socorro em casos de urgência e emergência em 21 municípios da região – além do transporte de pacientes entre unidades hospitalares – recebeu duas ambulâncias zero quilômetro equipadas com UTIs móveis na manhã desta sexta-feira (22). O repasse foi feito pela Secretaria de Saúde de Umuarama, que recebeu os dois veículos – um do Ministério da Saúde e outro do governo do Paraná.

O ato foi conduzido pela coordenadora do Samu Noroeste, Valéria Bononi, ao lado do prefeito Fernando Scanavaca e da secretária municipal de Saúde, Lisbeth Pititto Scanavaca. “Repassamos essas ambulâncias ao SAMU, para que Umuarama passe a contar com duas ambulâncias UTI. Tínhamos uma antiga e agora teremos duas novas, para dar melhor atendimento à população”, disse o prefeito.

Com as novas ambulâncias, os pacientes em situação de emergência terão um atendimento mais ágil e qualificado, o que – na visão do prefeito – “diminuirá em muito o número de mortes no município de Umuarama e na região que o Samu atende”, afirmou.

Para melhorar as condições de deslocamento das ambulâncias do Samu, Scanavaca determinou estudos para a adequação de rotas que cruzem a cidade com poucos quebra-molas e semáforos. Segundo ele, esta é a maior dificuldade relatada pelos motoristas, no transporte de pacientes.

“Estamos redefinindo rotas para o transporte coletivo de passageiros e também estudamos rotas mais rápidas para as ambulâncias. É inconcebível um ‘mundaréu’ de quebra-molas que temos para se chegar, por exemplo, ao hospital Uopeccan. Precisamos agilizar o socorro aos pacientes”, explicou o prefeito.

A coordenadora Valéria Bononi agradeceu ao município pelo repasse, lembrou que a última renovação de frota feita pelo governo federal contemplou ambulância de suporte básico e que o Samu contava com apenas uma UTI móvel e já antiga, de 2019. “Pedimos auxílio ao Estado e foi destinado este veículo a Umuarama. Ele substituirá o antigo no suporte avançado aqui na região e a outra ambulância nova, do Ministério da Saúde, permitirá ampliar o atendimento”, explicou.

55285650562 20c220a18f b

O Samu Noroeste já buscava a ampliação da frota de suporte avançado para a região e iniciou processo de contratação de funcionários para montar uma nova equipe. A expectativa é que no final de junho a segunda UTI móvel seja colocada à disposição de toda a região de 21 municípios atendidos pela base local. “Passamos de uma ambulância antiga para duas novas, com todos os equipamentos necessários para prestar suporte avançado”, completou.

55286572996 c5165ab83d b

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui






Mais lidas

Soltura de dupla suspeita faz Polícia ampliar investigação sobre assassinato de Adriele em Umuarama

A investigação sobre o assassinato de Adriele Priscila Lima da Rosa, morta na madrugada de...

Vídeo revela que policiais se abraçaram e tiraram foto juntos antes de briga terminar com capitão baleado no PR

Imagens de câmeras de segurança ajudam a esclarecer os momentos que antecederam a briga entre...

Engavetamento na rodovia PR-323 deixa oito feridos e mobiliza resgate aéreo em Terra Boa

Um grave acidente envolvendo três veículos deixou oito pessoas feridas na tarde do último sábado...

Técnica de enfermagem vítima de acidente na PR-489 vai ser velada e sepultada em Umuarama

O corpo de Keli Cristina Madeira está sendo velado no Memorial Umuprev, ela é a...

Notícias Relacionadas