O Litoral do Paraná foi palco neste sábado (23) do 1º Encontro e Passeio de Carros Antigos e Motos Ponte de Guaratuba, evento gratuito organizado pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES) e que visa incentivar o turismo na região após a inauguração da ligação sobre a Baía de Guaratuba. Foram mais de 500 veículos percorrendo os 1,2 quilômetros da ponte que pôs fim ao ferry boat depois de 60 anos de espera.
Os veículos partiram do Beach Club Águas Claras, em Matinhos, e seguiram por cerca de 20 quilômetros em formato de desfile, passando pela Ponte de Guaratuba até chegarem ao Centro de Eventos da cidade, onde ficaram expostos. A programação foi seguida de shows musicais promovidos pela prefeitura, onde foi montada uma praça de alimentação com food trucks para os visitantes.
O evento contou com o apoio do Viaje Paraná, órgão vinculado à Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) e das prefeituras de Guaratuba e Matinhos.
O diretor de Infraestrutura Esportiva da Secretaria de Esportes, Rogério Bufrem Riva, destacou que o objetivo do evento é celebrar a Ponte de Guaratuba, um marco na história do Litoral. “Todos os colecionadores que chegam já nos perguntam quando vai ser a data do próximo encontro. E claro, a ponte proporciona isso. Escutei esses dias que ‘esses carros tinham que ter passado na ponte quando saíram da fábrica, não 50 anos depois’. Estamos contentes com a receptividade”, disse.
“Conversamos com a Prefeitura de Guaratuba, que está muito empolgada com a movimentação que a cidade está recebendo, não só dos carros inscritos, mas também dos carros não inscritos que estão nos procurando. Isso deve movimentar bastante o comércio e a cidade”, acrescentou.

FOMENTO AO TURISMO – O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, reforçou que iniciativas como essa contribuem para fomentar o turismo na região. “É o primeiro encontro de antigomobilismo e mototurismo acontecendo na ponte. O Viaje Paraná entendeu isso e está apoiando o evento para que não seja algo único, que aconteça outros eventos não só aqui em Matinhos e Guaratuba, mas em todo o litoral paranaense”, comentou.
“É um momento que a gente considera de baixa temporada. Por isso, é um período em que precisamos incentivar o turismo para que ele continue acontecendo na região, movimentando principalmente a economia local”, complementou.
O grande número de visitantes foi celebrado pelo prefeito de Guaratuba, Maurício Lense. “Nossa cidade está passando por várias mudanças com o advento da ponte. Ela se projetou ainda mais e o Governo do Estado, percebendo isso, está nos apoiando nesses eventos que vão acontecer com frequência em Guaratuba. Hoje é o de carros antigos e motos, atraindo um grande público e famílias para a cidade. Ficamos muito felizes porque isso fomenta o comércio, movimenta a cidade e é isso que nós queremos”, opinou.

“O nosso objetivo é fazer com que a sazonalidade diminua, porque temos um movimento muito grande durante a temporada e depois passa por um período de baixa. Eventos como esse vêm justamente para incrementar e fazer com que o comércio e a cidade como um todo se movimente. Hotéis, pousadas, restaurantes, enfim, todo mundo ganha”, terminou.
O passeio também teve caráter social. Os participantes realizaram a doação de alimentos que serão destinados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “Além de comemorar o Maio Amarelo, estamos ajudando as Apaes, tanto de Matinhos quanto de Guaratuba. A unidade de Matinhos vai receber os alimentos doados pelos motoristas. Já em Guaratuba, a praça de alimentação vai ser explorada pela Apae da cidade, que atende mais de 140 crianças. Isso nos deixa muito felizes”, arrematou Riva.



