terça-feira, 9 junho 2026
UMUARAMA/PR

Ambulatório de Infectologia de Umuarama fecha programação de maio com mais de 150 testes rápidos

Ambulatório de Infectologia de Umuarama fecha programação de maio com mais de 150 testes rápidos

Os testes foram aplicados para detecção precoce de possíveis casos de HIV, sífilis e hepatites virais (tipos B e C).

A equipe do Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama encerrou nesta sexta-feira, 29, a programação de ações educativas e preventivas realizada ao longo de maio, envolvendo palestras, orientações e realização de testes rápidos.

Na quinta-feira, 28, a psicóloga Lucinéia Ceolin e as estagiárias de Psicologia, Mariana Toesca e Derenice Fontoura, realizaram um momento de aconselhamento para colaboradores do Instituto Nossa Senhora Aparecida (INSA) com relação à realização de testes rápidos para detecção precoce de possíveis casos de HIV, sífilis e hepatites virais (tipos B e C).

“O objetivo da palestra é educativo, com orientação sobre a testagem, acesso à informação, importância do diagnóstico precoce para a quebra da cadeia de transmissão e redução de estigmas”, explicou a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini.

Após a conscientização e orientação dos colaboradores, os testes rápidos foram realizados na manhã desta sexta-feira. Foram realizadas 152 testagens com colaboradores do hospital, pela equipe de profissionais na testagem do ambulatório, formada por enfermeiros, psicóloga, assistente social e estagiários de Psicologia.

A programação foi iniciada em 22 de abril, com palestra sobre saúde emocional e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) para gestantes da UBS Guarani/Anchieta – que teve continuidade em 20/05. O projeto ‘Prevenção e Sexualidade nas Escolas’ foi levado para a coordenação do Programa Jovem Aprendiz na Guarda Mirim (04/05) e do CIEE (08/05).

55300121357 e86d1e6e49 b

A equipe do ambulatório realizou aconselhamento pré e pós testes rápidos com adolescentes e colaborados do CAPs (06/05) e palestra sobre acidentes com animais peçonhentos para acadêmicos de Medicina da Unipar (08/05), finalizando com as ações desta semana no INSA. Segundo a coordenadora Maria de Lourdes Gianini, as atividades buscam ampliar o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce, fortalecendo as ações de saúde pública no município.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui






Mais lidas

Soltura de dupla suspeita faz Polícia ampliar investigação sobre assassinato de Adriele em Umuarama

A investigação sobre o assassinato de Adriele Priscila Lima da Rosa, morta na madrugada de...

Vídeo revela que policiais se abraçaram e tiraram foto juntos antes de briga terminar com capitão baleado no PR

Imagens de câmeras de segurança ajudam a esclarecer os momentos que antecederam a briga entre...

Engavetamento na rodovia PR-323 deixa oito feridos e mobiliza resgate aéreo em Terra Boa

Um grave acidente envolvendo três veículos deixou oito pessoas feridas na tarde do último sábado...

Técnica de enfermagem vítima de acidente na PR-489 vai ser velada e sepultada em Umuarama

O corpo de Keli Cristina Madeira está sendo velado no Memorial Umuprev, ela é a...

Notícias Relacionadas