sexta-feira, 18 outubro 2024
UMUARAMA/PR

Dia Mundial de Combate à Sífilis tem série de capacitações até o final de outubro em Umuarama

Dia Mundial de Combate à Sífilis tem série de capacitações até o final de outubro em Umuarama

Ambulatório de Infectologia promove ciclo de eventos com médicos, dentistas, enfermeiros e acadêmicos

Desde 2017 existe no Brasil o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, que tem como objetivo falar sobre a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis como infecção sexualmente transmissível (IST), especialmente na gestante durante o pré-natal. E em Umuarama o Ambulatório Municipal de Infectologia realiza um cronograma especial durante o mês de outubro para difundir informações sobre a doença a médicos, dentistas, enfermeiros e acadêmicos de cursos de saúde.

O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, conta que a Lei 13.430/2017, determina o incentivo à participação de profissionais e gestores de saúde na luta contra a transmissão da sífilis, que se dá principalmente por relações sexuais, transfusão de sangue ou contato direto com sangue contaminado. “Há ainda a sífilis congênita, por via vertical, da gestante para o filho, que é uma das formas mais graves, pois pode causar malformação no feto”, relata, indicando que os efeitos incluem alterações ósseas, surdez neurológica, dificuldades no aprendizado e até retardo mental.

Para aumentar a conscientização para uma doença de fácil identificação e tratamento, mas que continua produzindo muitas vítimas (principalmente entre recém-nascidos), é que o infectologista Dr. Ricardo Delfini Perci, do Ambulatório Municipal de Infectologia, dedica-se em capacitações que alertam sobre a importância da realização dos testes rápidos e para o diagnóstico precoce, entre outros. “Em Umuarama, entre janeiro e setembro deste ano, 85 casos de sífilis comum são acompanhados pelo Ambulatório de Infectologia – nenhum de sífilis congênita”, relata Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do local.

PÚBLICO-ALVO

As capacitações começaram no dia 11 pelos acadêmicos dos 4° e 5° anos de Odontologia da Unipar (Universidade Paranaense). “Nesta terça-feira (15) foi a vez de os dentistas que atendem nas unidades de saúde ou no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que se dividiram em duas turmas (manhã e tarde) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Já nos dias 28 e 29 os trabalhos serão encerrados com capacitações com acadêmicos do curso superior de Enfermagem da Unipar”, detalha a coordenadora.

Ela reforça que os testes rápidos são oferecidos sem custo algum tanto no Ambulatório de Infectologia quanto em todas as unidades de saúde do município. “Também são disponibilizados preservativos, que são fundamentais para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. É preciso se cuidar, valorizar a vida, cuidar da saúde, cuidar do parceiro. Quem usa preservativo toma essa atitude de proteger-se”, observa Maria de Lourdes.

 

MAIS FOTOS DESTE TEMA:

https://www.flickr.com/photos/167581318@N03/albums/72177720321108002/

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Morre mulher que decapitou filho de 6 anos em ritual satânico

A mulher que esfaqueou, matou e decapitou o próprio filho, de apenas 6 anos, dentro do...

Mulher é filmada matando ex-namorado a facadas em Londrina

Uma mulher, de 26 anos, foi presa após matar a facadas o ex-namorado e o...

Veículo que capotou entre Umuarama e Xambrê transportava crianças de 3 e 6 anos

Uma mulher e duas crianças, de 3 e 6 anos ficaram feridas em um capotamento...

Notícias Relacionadas