terça-feira, 30 abril 2024
UMUARAMA/PR

Gaeco cumpre mandados contra PMs suspeitos de cobrar para liberar “muambeiros”

Gaeco cumpre mandados contra PMs suspeitos de cobrar para liberar “muambeiros”

A ação faz parte da Operação Desviados

Dez mandados de prisão contra policiais militares e três contra não integrantes da corporação serão cumpridos, na manhã desta terça-feira (10), em Foz do Iguaçu (Oeste do Estado). Os PMs são suspeitos de cobrar valores para liberar “muambeiros” (quem comercializa produtos sem o pagamento de impostos). O três não integrantes da corporação atuavam como operador financeiro, receptador e informante do grupo suspeito da prática crimes de peculato, corrupção passiva, falsidade ideológica, prevaricação e lavagem de ativos.

A ação faz parte da Operação Desviados, realizada pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

A operação conta com o apoio da Corregedoria Geral da Polícia Militar. Além dos mandados de prisão, estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em casas pertencentes aos policiais e a outros envolvidos e também na sede do Destacamento da Polícia Militar de Santa Terezinha de Itaipu.

Do total de 26 mandados de busca e apreensão, 20 são cumpridos em Santa Terezinha de Itaipu, quatro em Foz do Iguaçu, um em Cascavel e um em São Miguel do Iguaçu.

As prisões preventivas contra os policiais militares, assim como as buscas, foram decretadas pela Vara da Auditoria Militar. As demais prisões foram expedidas pela 2ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu.

Muamba e tráfico

As investigações que resultaram nas prisões foram iniciadas pelo Núcleo do Gaeco de Foz do Iguaçu há cerca de um ano. Segundo o que foi apurado até o momento, além dos valores para liberar “muambeiros”, os PMs também estariam apreendendo mercadorias e desviando parte delas. Os produtos desviados eram colocados no mercado por pessoas próximas ou por familiares dos policiais, inclusive por meio de sites. Ao final, o dinheiro era partilhado entre os integrantes da organização criminosa.

Fonte: Banda B

Mais lidas

Jovem encontrada morta com tiro na cabeça em Francisco Alves é identificada

A jovem encontrada morta às margens da rodovia BR-272, em Francisco Alves, na noite da...

Morador de Cruzeiro do Oeste cai de moto durante ‘racha’ e morre atropelado na PR-477

Um homem de 28 anos, que seria morador de Cruzeiro do Oeste morreu após cair...

Moça morre após ser arrastada por ônibus em Maringá – VÍDEO MOSTRA ACIDENTE

Alessandra da Silva Herrera, de 25 anos, faleceu na UTI do Hospital Universitário de Maringá,...

Acidente envolvendo motorista embriagado deixa um homem morto na PR-180

Um grave acidente na rodovia PR-180, entre Nova Aurora e Cafelândia resultou na morte de...

Notícias Relacionadas