domingo, 28 abril 2024
UMUARAMA/PR

Guarda Municipal adere à Rede Integrada de Informações de Segurança do Estado

Guarda Municipal adere à Rede Integrada de Informações de Segurança do Estado

O objetivo é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as guardas municipais ao sistema utilizado pelas polícias Militar e Civil. A integração foi uma demanda do Deputado Soldado Adriano José.

A Guarda Municipal de Umuarama (GMU) agora também faz parte da rede de compartilhamento de dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), que atende mais de 3,7 milhões de paranaenses. Como divulgado no Portal Umuarama News, o prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Defesa Social, major Valdecir Gonçalves Capelli, assinaram termo de cooperação técnica e a unidade passou a integrar a rede, que contempla 21 cidades do Estado. O objetivo é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as guardas municipais ao sistema utilizado pelas polícias Militar e Civil.

A demanda é do Deputado Estadual Soldado Adriano José, que acompanhou todo o protocolo de integração. Os convênios contemplam boa parte da população paranaense, ou seja, os serviços de inteligência das polícias têm acesso a informações importantes de mais de 30% dos contribuintes do estado. A partir destas assinaturas, a Sesp passa a acessar, também, as câmeras de monitoramento dos municípios, o que facilita a investigação quando houver um crime em uma área monitorada, destaca o secretário da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Os municípios também ficam responsáveis por fornecer à secretaria a Base Cartográfica de suas cidades, com pontos de interesse assim como as notificações de agravo contra a mulher e a criança. O termo permite que os guardas municipais acessem as informações de mandados gerais, situação de veículos e elaboração, consulta e edição de relatórios do sistema de Boletim de Ocorrência Unificados (BOU), o mesmo utilizado pela PM e Polícia Civil.

A segurança em Umuarama, de acordo com o secretário de Defesa Social, Valdecir Capelli, já é integrado com as forças policiais. “Isso tudo traz resultados benéficos à população da nossa cidade, melhorando a segurança e diminuindo os índices de criminalidade”, afirmou. “Através dos dados coletados pelo sistema, poderemos direcionar os serviços da Guarda focando nos horários e locais que apresentam maior índice de criminalidade, garantindo mais segurança aos nossos cidadãos”, completou.

O diretor da Guarda Municipal de Umuarama, inspetor Valdiney Rissato, disse que o sistema vai melhorar, e muito, o trabalho na corporação e também a segurança do município. “Essa ampliação na integração vai permitir ao Paraná ter um levantamento mais preciso sobre os crimes, incluindo de que tipo e onde ocorrem”, completou. O deputado estadual Soldado Adriano participou da assinatura com Umuarama.

Já para o prefeito Celso Pozzobom, o sistema otimiza o atendimento e possibilita mais agilidade na resposta, bem como precisão nos relatórios de acompanhamento da criminalidade, o que ajuda a planejar campanhas, ações e estratégias. “A integração de procedimentos e informações entre a GMU e as forças policiais, agora oficializada, agiliza o trabalho e mostra que estamos no caminho certo, pois já trabalhamos em conjunto há bastante tempo. O setor de segurança tem muito a ganhar com essa ferramenta oferecida pelo Estado e a população é a maior beneficiada”, afirmou.

normal IMG 2605

BANNER POSTO PEQUENO

Mais lidas

Justiça nega recurso e acusados de matar casal de Goioerê tem penas aumentadas

Em nova decisão, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná, negou o...

Polícia Civil orienta sobre como denunciar maus-tratos a animais

No mês em que acontece a campanha de prevenção contra a crueldade animal, a Polícia...

Quase 60 pessoas foram encaminhadas para vagas de empregos na Levo

Em mais uma ação realizada pela Agência do Trabalhador de Umuarama para encaminhamento de profissionais...

Mulher leva cadáver em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil em uma agência bancária

Uma mulher, identificada como Érika de Souza Vieira, foi detida na tarde desta terça-feira (16)...

Notícias Relacionadas