sábado, 22 junho 2024
UMUARAMA/PR

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em Umuarama e os município ao redor. Ela vem com a chegada do Outuno, que começa oficialmente dia 20 de março, e promete abaixar as temperaturas, pelo menos, por alguns dias.

Nas próximas semanas, Umuarama deve registrar mínima de 18ºC. A esperança é que as temperaturas diminuam e a onda de calor de uma folga neste final de março.

De acordo com informações do site Climatempo, Santa Catarina, Paraná e São Paulo vão precisar esperar por temperaturas mais amenas, mas já terão chuvas do meio para o fim de semana. Assim como o leste e sul do Mato Grosso do Sul e o Triângulo Mineiro.

Para está terça-feira (19), a previsão em Umuarama é sol com nuvens pela manhã e pancadas de chuvá à tarde e à noite, com mínima de 24º C e máxima de 35ºC. A chuva deve seguir nos próximos dias. Já a partir do sábado (23) a frente fria deve chegar, marcando mínima de 18ºC. As temperturas devem permanecer baixas até o fim do mês.

Para o mês de março, a média mensal de chuva é de 131 mm no município. Conforme o Climatempo, até esta segunda-feira (18), já choveu 52 mm, o que representa 40% da média normal para o mês.

La Niña também ajudará com calor mais ameno

O fenômeno La Niña também deve fazer com que as temperaturas fiquem mais amenas, mas isso no trimestre de junho, julho e agosto. De acordo com relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), é nesse período que o La Niña vai agir.

Isso significa resfriamento do oceano Pacífico Equatorial central e leste, além de alteração conjunta da circulação atmosférica tropical, ventos, pressão e chuvas.

No Brasil, o Sul terá menos chuvas, enquanto no Norte as precipitações ficam mais fortes.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Notícias Relacionadas