domingo, 28 abril 2024
UMUARAMA/PR

Educação ambiental é tema de visita de alunos do Alfa ao Aterro Sanitário de Umuarama

Educação ambiental é tema de visita de alunos do Alfa ao Aterro Sanitário de Umuarama

Estudantes aprenderam na prática o conteúdo apresentado em sala de aula na disciplina de Geografia

Trinta alunos do 6° ano do Colégio Alfa, após trabalharem o conteúdo ‘Urbanização e Saneamento Básico’ em sala de aula, visitaram nesta segunda-feira (25) o Aterro Sanitário de Umuarama, uma das mais importantes estações de recebimento de resíduos sólidos que é uma referência para outros municípios. O local é mantido e administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os estudantes foram recepcionados pela chefe de Divisão de Controle Ambiental, Myrella Raynara de Souza Mendes, que apresentou com detalhes – e de forma prática – o funcionamento da estrutura. “Os alunos tiveram a oportunidade de compreender a relação da cidade com o lixo e foram orientados com foco na conscientização a respeito do descarte correto dos materiais. Apresentamos dados que infelizmente são verdadeiros: recebemos entre 60 e 80 toneladas de lixo e, neste total, cerca de 20 toneladas são de materiais que poderiam ser reciclados e acabam indo para a célula comum”, revela.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Em sala de aula, na disciplina de Geografia os estudantes abordaram o tema ‘Coleta de resíduos – O urbano e o rural’. Segundo o professor José Ricardo, em sala de aula e em visitas específicas, os alunos foram orientados no sentido de conscientizar-se em relação ao descarte correto e quanto à importância dos trabalhadores que lidam com cada etapa do trabalho: desde a coleta até o serviço especializado do aterro. “Entre as informações, destaque para a quantidade de recicláveis dispensados com o lixo orgânico, reduzindo a vida útil da célula de armazenamento. Foi uma aula realmente estimulante para todos”, pontuou o professor.

Os alunos conheceram as células de disposição de resíduos orgânicos e volumosos, usina de britagem e triagem de construção civil, triagem da coleta seletiva e corte e poda (só recebidos da população e não de empresas ou profissionais). “Sempre agendamos com as escolas porque sabemos como é importante conhecer para preservar. A educação ambiental é fundamental para os alunos e a comunidade entenderem que a separação de materiais recicláveis do lixo orgânico ajuda a aumentar a via útil do aterro”, o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.

O prefeito Celso Pozzobom acrescentou que no Aterro Sanitário são recebidos resíduos de poda e corte de árvore, que também são armazenados após a trituração em uma área específica, que depois será reaproveitada em forma de compostagem para distribuição gratuita para pequenos produtores rurais e horticultores. “Também temos a questão do entulho de materiais provenientes da construção civil que são encaminhados ao aterro, onde funciona uma usina de processamento (britagem) que transforma os resíduos em cascalho e brita, para utilização em estradas rurais do município”, informou.

Instituições de ensino interessadas em promover aulas práticas e visitas técnicas ao Aterro Sanitário podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo telefone (44) 3621-4141, ramal 162. “Os pedidos podem ser formalizados também pelo e-mail eng.meioambiente@umuarama.pr.gov.br que iremos agendar e preparar a atividade”, finaliza Myrella.

 Ver fotos no Flickr

Mais lidas

Após um ano de suposto desaparecimento Padre Marciano é localizado em Icaraíma

O suposto desaparecimento do padre Marciano Monteiro da Silva, de Umuarama, que intrigou muitos fiéis e...

Tabacaria e lanchonete são interditadas durante operação da PM em Umuarama; vídeo

Uma tabacaria localizada na área central de Umuarama e uma lanchonete situada no Parque Danielle,...

Mulher morre ao cair ou ser jogada de caminhão na PR-317 – VEJA VÍDEO

A Polícia Civil investiga a morte de Ana Grete Alves Pereira, de 40 anos, que...

Notícias Relacionadas