sábado, 22 junho 2024
UMUARAMA/PR

Número de casos confirmados de dengue em Umuarama começam a apresentar redução

Número de casos confirmados de dengue em Umuarama começam a apresentar redução

Atendimentos a pacientes com sintomas da doença também estão diminuindo no Ambulatório de Dengue

Historicamente, entre dezembro e maio o número de casos de pessoas infectadas com dengue registra altos picos. Em Umuarama não foi diferente, tanto que a Secretaria de Saúde teve até de criar o Ambulatório de Dengue, que em cerca de 80 dias atendeu pouco mais de 25 mil pessoas. Agora, de acordo com relatórios e notificações da Vigilância em Saúde, os números já começaram a cair – tanto de consultas, quanto de resultados positivos.

Os cuidados e ações dos agentes de controle de endemias (ACE) e profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS), além de maior atenção por parte da população nas questões de cuidados com a limpeza de seus quintais, são fundamentais para a alteração na situação do controle do mosquito Aedes aegypti na cidade. “Infelizmente contamos com duas mortes confirmadas e mais cinco em investigação, porém já estamos caminhando para um controle maior dos casos ativos. A atenção e a dedicação dos moradores devem ser constantes para que tenhamos sucesso nessa luta”, recomenda o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.

O terceiro LIRAa (Levantamento Rápido de Índices Para o Aedes aegypti) é um indicador que mede o Índice de Infestação Predial (IIP) no município, criado em 2002 pelo Ministério da Saúde. “Umuarama obteve o índice geral de 0,8%, que a classifica como tendo um baixo risco de infestação. No Parque das Jabuticabeiras o índice foi de 12,5%, porém imediatamente a Vigilância em Saúde Ambiental destacou 60 agentes comunitários de endemias para um verdadeiro arrastão e a força-tarefa foi responsável por vistoriar 892 imóveis comerciais e residenciais”, relatou.

FIM DO AMBULATÓRIO

Com a diminuição de números positivos de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde já está se organizando para o retorno de acolhimento de casos suspeitos da doença de volta às unidades de saúde. “Quinta e sexta-feira agora, dias 23 e 24, o Ambulatório de Dengue vai funcionar das 7h às 19h. Já no sábado e no domingo, 25 e 26, o local vai permanecer fechado. Na próxima semana, segunda, terça e quarta (27, 28 e 29) o atendimento também será das 7h às 19h. A partir desta data haverá o retorno do atendimento nas unidades de saúde e a UBS Posto Central também volta a seu funcionamento normal”, esclarece o secretário.

AMBULATÓRIO DE DENGUE VAI ENCERRAR ATIVIDADES

DATA

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

23/05

QUINTA-FEIRA

7H ÀS 19H

24/05

SEXTA-FEIRA

7H ÀS 19H

25/05

SÁBADO

FECHADO

26/05

DOMINGO

FECHADO

27/05

SEGUNDA-FEIRA

7H ÀS 19H

28/05

TERÇA-FEIRA

7H ÀS 19H

29/05

QUARTA-FEIRA

7H ÀS 19H

30/05

QUINTA-FEIRA

FECHADO

31/05

SEXTA-FEIRA

FECHADO

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Notícias Relacionadas