O Dia D de Multivacinação, mobilização estadual para aumentar a cobertura vacinal e expandir a imunidade da população será neste sábado (10), a partir das 8 horas. A vacina contra a gripe (Influenza), atualmente direcionada pelo SUS somente para os grupos prioritários, será liberada a partir desta data para a população em geral, com mais de seis meses de idade. Doses contra a Covid-19, febre amarela e sarampo, além das demais vacinas de rotina também estarão disponíveis.
Em Umuarama todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h para garantir o acesso da população à vacina contra a Influenza. Adolescentes também poderão receber vacina contra a dengue nas cidades que fazem parte da regional de Umuarama (12º RS).
A meta é aplicar 300 mil doses na população durante o todo o dia, das 8 às 17 horas, nas 1.543 salas abertas no Paraná. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e do Ministério da Saúde e acontece em simultâneo com o Dia D de vacinação contra a gripe, do governo federal.
Os 11.825 profissionais da saúde engajados na ação atualizarão os cartões de vacinas de crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e puérperas, com aplicação das vacinas disponíveis: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rotavírus, HPV, DTP, DTPa.
COVID-19 – Poderão receber a vacina contra a Covid-19 pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência, puérperas, imunodeprimidos, trabalhadores de saúde, ribeirinho, quilombolas, indígenas vivendo fora ou em terras indígenas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional a depender das doses presentes nos municípios.
Já a Pfizer baby será ofertada para crianças menores de 5 anos de idade, a Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades ou que não receberam nenhuma dose anteriormente e o imunizante Moderna, para a população acima de 12 anos de idade pertencente aos grupos prioritários ou que não receberam a dose contra a Covid-19 anteriormente.
DENGUE – As cidades onde os adolescentes poderão receber a vacina são pertencentes às regionais de Paranaguá (1ª RS), Foz do Iguaçu (9ª RS), Cascavel (10ª RS), Campo Mourão (11ª RS) Umuarama (12ª RS), Paranavaí (14ª RS), Maringá (15ª RS), Apucarana (16ª RS), Londrina (17ª RS), Toledo (20ª RS) e Ivaiporã (22ª RS).
HPV – A vacina contra o HPV é recomendada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, mas em caráter excepcional, também será disponibilizada para a faixa etária de 15 a 19 anos com dose única. Esta vacinação ocorre neste momento de forma excepcional e temporária.
DIA D – O Dia D conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Associação das Associações e Consórcios Municipais de Saúde (Acispar), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação Comercial do Paraná (ACP), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PR), APAES, escolas municipais e creches, entidades religiosas (católica, evangélicas, entre outras), entidades do Sistema S, cooperativas, conselhos profissionais e entidades de classe.
Além desses, a campanha contempla diversos grupos prioritários por meio de uma estratégia especial:
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);
- Povos indígenas e quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores da saúde;
- Professores do ensino básico e superior;
- Profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários e dos Correios;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
A vacina está disponível gratuitamente em todas as UBS de Umuarama. A Secretaria de Saúde orienta a população a comparecer às unidades com documento de identificação, CPF e, se possível, a carteirinha de vacinação.