Na tentativa de amenizar o problema, a Secretaria de Saúde realiza neste final de semana uma nova etapa da campanha de vacinação, disponibilizando as doses de vacinas contra a H1N1. Crianças a partir dos 6 meses de idades e todos os jovens e podem se imunizar.
Lisbeth salienta que em maio, foram realizados cerca de 13 mil atendimentos na área de Saúde do município, sendo que 80% eram referentes às Síndromes Respiratórias Agudas.
Na 12ª Regional de Saúde de Umuarama, foram registrados 123 casos graves e 6 mortes somente neste ano. No ano passado foram 64 casos e uma morte no mesmo período.
Fila de espera
De acordo com a secretária de Saúde, já existe fila de espera por leitos para atendimento em Umuarama. As Unidades de Saúde tentam se organizando para suprir a demanda, pois o fluxo de pacientes com Síndromes Respiratórias Graves está muito alto. A tendência é crescer ainda mais no mês de julho e assim pode seguir até o final do inverno.
Fora da epidemia
Apesar de o estado ser considerado grave, devido ao grande número de pacientes que vem procurando as Unidades de Saúde no município, em Umuarama ainda há a consideração oficial de que existe uma epidemia de gripe, ao contrário do que está acontecendo em outros municípios do Estado.
Prevenção é o remédio
A secretária de Saúde reforça que a prevenção sempre será o principal remédio. Todos os cuidados que a população se acostumou a tomar durante a pandemia de Covid, devem ser retomados. Entre eles está a higienização com álcool e a utilização de máscaras em casos de suspeita de gripe.
Vacinação gratuita
A Secretaria de Saúde realiza no sábado, durante o dia todo, uma nova fase da campanha de vacinação contra a gripe. Serão três pontos de imunização instalados no Shopping Palladium, na Praça Arthur Thomas e no Supermercado Capioto. Lisbeth fez um apelo à comunidade para que procure os pontos de vacinação para evitar um colapso na rede de saúde pública do município.