terça-feira, 17 junho 2025
UMUARAMA/PR

Saúde de Umuarama perto do colapso devido aos casos de Síndromes Respiratórias

Saúde de Umuarama perto do colapso devido aos casos de Síndromes Respiratórias

Secretária de Saúde Lisbeth Scanavaca faz um apelo para que a população procure os pontos de vacinação

Na tentativa de amenizar o problema, a Secretaria de Saúde realiza neste final de semana uma nova etapa da campanha de vacinação, disponibilizando as doses de vacinas contra a H1N1. Crianças a partir dos 6 meses de idades e todos os jovens e podem se imunizar.

Lisbeth salienta que em maio, foram realizados cerca de 13 mil atendimentos na área de Saúde do município, sendo que 80% eram referentes às Síndromes Respiratórias Agudas.

Na 12ª Regional de Saúde de Umuarama, foram registrados 123 casos graves e 6 mortes somente neste ano. No ano passado foram 64 casos e uma morte no mesmo período.

Fila de espera

De acordo com a secretária de Saúde, já existe fila de espera por leitos para atendimento em Umuarama. As Unidades de Saúde tentam se organizando para suprir a demanda, pois o fluxo de pacientes com Síndromes Respiratórias Graves está muito alto. A tendência é crescer ainda mais no mês de julho e assim pode seguir até o final do inverno.

Fora da epidemia

Apesar de o estado ser considerado grave, devido ao grande número de pacientes que vem procurando as Unidades de Saúde no município, em Umuarama ainda há a consideração oficial de que existe uma epidemia de gripe, ao contrário do que está acontecendo em outros municípios do Estado.

Prevenção é o remédio

A secretária de Saúde reforça que a prevenção sempre será o principal remédio. Todos os cuidados que a população se acostumou a tomar durante a pandemia de Covid, devem ser retomados. Entre eles está a higienização com álcool e a utilização de máscaras em casos de suspeita de gripe.

Vacinação gratuita

A Secretaria de Saúde realiza no sábado, durante o dia todo, uma nova fase da campanha de vacinação contra a gripe. Serão três pontos de imunização instalados no Shopping Palladium, na Praça Arthur Thomas e no Supermercado Capioto. Lisbeth fez um apelo à comunidade para que procure os pontos de vacinação para evitar um colapso na rede de saúde pública do município.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Notícias Relacionadas