terça-feira, 8 julho 2025
UMUARAMA/PR

CCJ inicia análise do projeto que cria o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia

CCJ inicia análise do projeto que cria o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia

A Comissão também começou a analisar dois projetos de lei do Governo do Estado que criam vagas à Polícia Militar e à Secretaria de Estado da Saúde.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná iniciou, nesta terça-feira (17), a análise do Projeto de Resolução 6/2025, de autoria da Comissão Executiva, que institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar e altera o Anexo Único da Resolução nº 11/2016. A proposta define 20 condutas consideradas incompatíveis com o decoro parlamentar, passíveis de sanções que variam desde advertência verbal até a perda de mandato. Entre os destaques do texto, estão a proibição da prática de violência política de gênero, ofensas à honra ou à imagem de parlamentares e da própria Assembleia por meio das redes sociais, além da possibilidade de cassação de mandato em casos de injúria racial. A matéria recebeu pedido de vista dos deputados Renato Freitas (PT) e Ana Júlia (PT).

Durante a reunião, os deputados também aprovaram uma emenda ao Projeto de Lei Complementar 6/2025, encaminhado pelo Poder Executivo, que trata do reajuste salarial dos professores da rede pública estadual. A emenda, de autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), modifica os artigos 2º e 5º da proposta, garantindo que o aumento da remuneração não comprometa a estrutura de carreiras do magistério. O novo texto estabelece que os percentuais previstos inicialmente não serão aplicados enquanto estiver em vigor a nova tabela salarial, o que, na prática, torna sem efeito o inciso I do artigo 5º. De acordo com a justificativa, a medida busca assegurar a preservação futura do quadro de carreiras dos professores, ainda que sua eficácia fique suspensa enquanto a nova tabela permanecer em vigor. Os deputados Renato Freitas e Ana Júlia votaram contra a emenda.

Poder Executivo

Também foram analisados projetos de lei do Executivo. Entre eles, o projeto 414/2025, que reestrutura os cargos comissionados e funções da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), e o projeto 415/2025, que modifica a Lei nº 20.121/2019 para tratar da incorporação do Emater, do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) e da Codapar ao Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Este último recebeu voto contrário do deputado Renato Freitas, que também pediu vista do Projeto de Lei Complementar 7/2025. Essa proposta trata da criação de gratificações por encargos de curso ou concurso, regulamenta a concessão de bolsas e modifica a Lei Complementar nº 250/2023, autorizando o Executivo a instituir a Fundação de Apoio à Atividade de Segurança Pública do Paraná.

A CCJ também aprovou uma emenda de Plenário ao projeto de lei 227/2025, que altera a Lei nº 11.362/1996 sobre o funcionamento do Sistema Estadual de Assistência Social. O texto estabelece a Conferência Estadual de Assistência Social e o Fundo Estadual de Assistência Social. A emenda, apresentada pelo deputado Arilson Chiorato (PT), propõe a retirada dos artigos 2º, 6º, 11, 13, 22 e 24 da proposta original.

Entre outras matérias, a Comissão passou a analisar o projeto de lei 432/2025, que fixa o efetivo da Polícia Militar do Paraná com vistas à criação dos 33º e 34º Batalhões da PM, voltados à região central de Curitiba e a Almirante Tamandaré, além do 7º Comando Regional da PM, previsto para Pato Branco. A proposta, que recebeu pedido de vista do deputado Renato Freitas, prevê a criação de 54 novas vagas em diferentes patentes, como praças, sargentos e oficiais, e eleva o efetivo total da corporação para 23.576 policiais militares.

Já a deputada Ana Júlia solicitou vista do projeto de lei 433/2025, que propõe a criação de 95 funções comissionadas executivas na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Essas funções são destinadas exclusivamente a servidores efetivos e visam aprimorar o assessoramento técnico dentro da pasta. O objetivo do governo é adaptar a estrutura administrativa às demandas atuais, com foco na eficiência da formulação e gestão da Política Estadual de Saúde.

Calendário e homenagens

Também foram aprovados projetos que inserem novas datas e eventos no Calendário Oficial do Estado. Entre eles, o projeto de lei 38/2025, dos deputados Thiago Bührer (União) e Matheus Vermelho (PP), que inclui o evento “Mundo do Futsal Experience”, realizado em Foz do Iguaçu; o projeto de lei 156/2025, do deputado Anibelli Neto (MDB), que concede a Curitiba o título de Capital do Turismo Ferroviário e institui o dia 5 de fevereiro como data da inauguração da Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba; e o projeto de lei 10/2025, da deputada Maria Victória (PP), que denomina “Raphael Baccin” o viaduto no Km 654 da BR-277, em Matelândia, em homenagem a um servidor público e motorista de van da Apae, vítima de acidente de trânsito.

Títulos

Na mesma reunião, foram aprovadas propostas que concedem título de utilidade pública a diversas entidades. São elas: o Instituto Fire – Formação de Responsabilidade Social e Ambiental, de Londrina; o Instituto da Pessoa com Diabetes (IPD), de Curitiba; o Clube Patobranquense de Caça e Tiro (CPCT), de Pato Branco; e o Centro Integrado para o Desenvolvimento do Esporte Amador, de Palmas. Ao final da sessão, o presidente da CCJ, deputado Ademar Traiano (PSD), anunciou a realização de uma reunião extraordinária para a próxima segunda-feira (23), às 13h30.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Grave acidente na Boiadeira deixa dois mortos nesta tarde; pista está totalmente interditada

Um grave acidente registrado na tarde desta segunda-feira (07), por volta das 16h, resultou na morte...

Mulher que morreu em acidente no ‘Encruzo dos Goianos’ deixou filha de 11 anos

Foi reconhecido oficialmente hoje (8), no IML de Umuarama o corpo de Aline Gonzaga Trindade,...

Identificada mulher que estava na garupa da moto envolvida em acidente fatal na PR-482

Foi identificada como Aline Gonzaga Trindade, moradora de Nova Olímpia, a mulher que perdeu a...

Dois acidentes fatais são registrados neste domingo na PR-323

O domingo (06) foi marcado por duas tragédias na rodovia PR-323, reforçando sua triste fama...

Notícias Relacionadas