A Prefeitura de Umuarama está concluindo a instalação de um ramal de galerias pluviais na rua Monteiro Lobato, entre os jardins Atlântico e dos Pássaros, primeiro passo para a pavimentação asfáltica da via que liga as rodovias PR-482 (Avenida Portugal) e PR-580, na saída para Serra dos Dourados. O trabalho, iniciado na última semana, depende apenas da finalização das bocas de lobo, que devem receber as tampas nos próximos dias.
Foram implantados cerca de 200 metros de galerias com tubos de 0,60m de diâmetro, 8 bocas de lobo e quatro poços de visita. O ramal foi conectado à rede da rua Porto Alegre e Avenida Tapuia, que descarrega no córrego Figueira – longe da área de proteção ambiental do Rio Piava. A intenção do município é iniciar a pavimentação nas próximas semanas utilizando uma técnica diferente do asfalto tradicional.
“Ao invés do solo cimento, faremos a base do pavimento com um produto que vem dando ótimos resultados em estradas da zona rural, o Dynabase, um aditivo que substitui o cimento com menor custo e a mesma qualidade”, explicou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.
Como a Rua Monteiro Lobato tem um trecho de estrada rural, até chegar ao Jardim Pacífico (na PR-580), o setor de Obras manteve contato com a Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários para utilizar esta opção. “O Dynabase é muito bom nas estradas. Em Umuarama, ele foi usado pela primeira vez na Diacuí (em maio de 2018) e depois na Estrada Pioneira, no ano passado – esta será pavimentada nas próximas semanas. A consistência do solo com o aditivo impressiona, sem falar na economia em comparação com o solo cimento”, atestou o secretário Mauro Liutti (Serviços Rodoviários).
A Rua Monteiro Lobate deve receber pavimentação em TST (tratamento superficial triplo), que consiste na aplicação dos componentes asfálticos e agregados diretamente na pista, sem mistura prévia, e finalizado com compactação, recobrindo todas as irregularidades do solo. “Com uma base consistente, proporcionada pela Dynabase, esse tipo de asfalto vai proporcionar conforto e durabilidade, além de economia em relação ao sistema tradicional”, finalizou o secretário Isamu Oshima.